Monday, October 13, 2008

Sociedade Digital

Pessoal, minha amiga Roberta Alvarenga escreveu um texto super legal sobre web 2.0. O texto foi publicado na A1 Insider dia 30 de setembro. Mas ela me passou só essa semana. De qualquer jeito vale a pena dar uma olhada.

www.a1-gr.com

WEB 2.o: Redes Sociais

Nasci na época da TV colorida, vivi o nascimento e a morte da Web 0 e 1.0, e hoje meu dia-a-dia se baseia na construção e re-construção diária da web.
De acordo com uma pesquisa feita pela Jupiter Research, 1/4 do planeta estará online no ano de 2012. Isso significa que temos muito pela frente.
A idéia deste texto (que começou com a idéia de ser um livro) é resultado de minha experiência com o desenvolvimento e planejamento de projetos baseados nas de redes sociais.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por mim e por tantos outros que desbravam as novas formas de comunicação, é a falta de informação e segurança, dos ouvintes, necessárias para convencê-los da importância de seu investimento, fomento e financiamento em suas ações de marketing online.
Lembro-me de que toda reunião que eu participava sentia-me em uma espécie de investigação inquisitória sobre as futuras tecnologias. Ou seja, foi a partir daí que pude perceber na pele, que muito mais que uma ferramenta tecnológica, as redes sociais são como qualquer outra forma de comunicação aplicada à internet ou não; são alvo de dúvidas, preceitos, e preconceitos culturais que carecem de muitas explicações para que todos se sintam a vontade e suficientemente seguros com o futuro (foi assim que surgiu o termo evangelista – aquela pessoa que se coloca a frente para explicar e transmitir informações a respeito das novidades e tendências).
De fato, a Web 2.0 está presente e as pessoas ainda não sabem como utilizar seu potencial. Portanto, a Web 2.0 pode ser definida como um grande guarda-chuva que abriga as famosas Redes Sociais, que nos conectam e integram através do compartilhamento de conteúdos audiovisuais (Blogs, Micro Blogs, Online Chat, RSS, Widgets, Social Networks, Social Bookmarks, Message Boards, Podcasts, Video Sharing Sites, Photo Sharing Sites, Virtual Worlds e Wikis).
A A1.BRASIL desenvolveu diversas campanhas focando nesta ferramenta das redes sociais, uma delas foi a campanha para a internet da M-Cash para a HSBC, a qual consistiu em uma línea criativa onde os usuários podiam se cadastrar em blogs e fóruns de tecnologia, finanças, economia e alguns sites para jovens com o objetivo de obter informações e relacionar-se com outros usuários. Desta forma, após o cadastro, o conteúdo sobre pagamentos por celular era disparado, mas sempre mantendo uma linha pessoal com o usuário. A campanha durou dois meses, obtendo aproximadamente 15.000 cadastros, ultrapassando as metas da adesão ao serviço. Para a Apregoa.com, corretora do Banco Cruzeiro do Sul, criou-se um site de investimento online enquanto que, paralelamente, analistas financeiros comunicavam como blogueiros dicas e informações sobre como investir o dinheiro na bolsa e na carteira de ações. O blog carregava o nome “Blog do Sr. Michael”, com uma seção chamada “Guia do Bon Vivant” para dicas de produtos comerciais.
Desta forma nossas vozes encontram ouvintes e descobrimos que vivemos em um mundo em que somos mais similares do que diferentes, ou melhor, que as diferenças nos unem.
Por este motivo, através das Redes Sociais, temos a oportunidade única de atingir uma grande audiência e gerar uma repercussão inimaginável, o famoso buzz.
Um blog nasce a cada meio segundo! O que isso significa? Que o mundo quer se comunicar!Descobrimos que temos e somos audiência e que somos livres para nos comunicar!
As Redes Sociais não são um fenômeno. Fazem parte da nossa realidade e é preciso saber lidar com as novas formas de comunicação e criar novas estratégias de marketing, caso contrário, será difícil diferenciar a comunicação do caos, pois, já não controlamos mais as relações com nossos consumidores.
Mas o que é uma rede social afinal? Qual é seu o objetivo? Porque devo utilizar o poder das Redes Sociais em meu plano estratégico de comunicação? Qual são as melhores formas de utilização? Perguntas básicas da inquisição. Como posso ganhar dinheiro? Qual o retorno do investimento? Qual o potencial destas novas formas de comunicação? Como sei que ela não irá morrer amanhã? Posso criar a minha própria rede social?
Desde os primórdios, até hoje em dia, o ser humano afirma sua identidade por meio de sua filiação social. Ou seja, uma ou várias redes sociais.
Segundo o físico Fritjot Capra, “Redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder’’.
As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes.
Atualmente, um comentário de um consumidor pode convencer uma audiência inesperada. Convença, relacione-se e venda mais.
O retorno do seu investimento poderá vir através do aumento de vendas e da credibilidade de sua marca.
Nenhuma forma de comunicação morre, as linguagens só evoluem. Por tanto, aprenda e acompanhe o futuro.
Texto de Roberta Alvarenga

Ana Laura Gushiken

No comments: