Saturday, October 18, 2008

25 anos de celular

Há 25 anos, uma ligação para o bisneto Graham Bell marcou o início de uma nova era não apenas nas telecomunicações, mas também no comportamento, nas relações sociais, no modo de trabalho e em diversos outros aspectos da sociedade do fim do século XX até hoje.

O artigo, no Terra - Tecnologia, conta a história do lançamento do celular e as peculiaridades daqueles primeiros aparelhos (como o peso de 1kg, 30cm de altura, custava cerca de US$ 4 mil e tinha uma bateria que durava 30 minutos).
Historiadores afirmam que o conceito de telefone celular já se formava desde 1940, mas a comercialização só veio em 1983, com a aprovação do Conselho Federal de Comunicações dos EUA para que a Motorola atuasse.
No Brasil, a telefonia móvel chegou em 1990, no Rio de Janeiro, pela TELERJ. Os assinantes da época pagavam US$ 20 mil (!!!) para usar o aparelho.
Em 1997 foi fundada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que privatizou o setor e determinou o crescimento do sistema no Brasil.
Atualmente, o Brasil conta com nove operadoras e mais de 140 milhões de usuários.

Vale a pena ler a matéria pelos detalhes históricos, no Brasil e no mundo e, principalmente, pelas fotos dos modelos.

Ao final, previsões: "A tendência, dizem especialistas, é que [...] o celular deve deixar finalmente de ser um telefone, apesar de também cumprir essa função, para se tornar um aparelho multifuncional inteligente que reúna tudo o que precisamos [...]. E então, definitivamente, esquecer o celular em casa não será uma boa idéia."

No comments: