Thursday, October 16, 2008

Evento de Digital PR em Nova York reforça atividade de RP na Web 2.0

Viajar é sempre muito bom! Assim, ir para Nova York para participar do primeiro Digital PR – Next Practices Summit, conferência promovida pela PR News, mesmo em tempos de dólar oscilante, foi um grande prazer e oportunidade de revisitar lugares e explorar novos conceitos das mídias sociais.
O evento reuniu quase 200 profissionais, principalmente dos Estados Unidos e Canadá, representando grandes multinacionais, agências e departamentos de comunicação de pequenas e médias empresas. Esta, talvez, seja a primeira grande diferença em relação ao Brasil: o grau de disseminação e profissionalismo das atividades de comunicação nas organizações dos mais diferentes portes e perfis, das grandes multinacionais às igrejas com atuação local.
Conforme o evento se desenvolvia, muitos exemplos e iniciativas foram apresentados, todos com uma mensagem central: a web 2.0 é um novo campo de testes para a comunicação. Para iniciar e manter os relacionamentos, gerar engajamento, tanto em cenários positivos como no gerenciamento de crises, é necessário mergulhar nesse mundo, explorá-lo e vivenciá-lo.
A campanha da empresa Blendtec exemplifica bem o funcionamento dessas novas engrenagens. A ação "Will it blend?" , que surgiu com um pequeno budget e vídeos no You Tube e tornou-se praticamente uma febre nos EUA, migrando do mundo virtual para as mídias tradicionais e gerando um aumento de faturamento real de mais de 700%.
Nas discussões sobre as tendências para o setor, não há dúvida quanto à perenidade da web colaborativa. Ela é uma realidade que veio para ficar e que, em alguns setores, já está mais respeitada do que a mídia tradicional enquanto influenciadora dos formadores de opinião. E ela exige a participação de toda a organização, não apenas dos departamentos e agências de comunicação, na manutenção dos relacionamentos.
O crescimento do Facebook é uma das apostas em solo americano, mas aqui no Brasil ainda precisamos acompanhar seu desenvolvimento, já que o Orkut tem por aqui uma força ímpar. O Twitter é considerado por alguns como uma onda passageira. Já a integração nos browsers das diversas ferramentas para atuação em comunidades, gestão dos relacionamentos e utilização de widgets aparece como uma tendência clara para aqueles que já vivem esse mundo virtual.
Outro ponto que merece toda nossa atenção é a utilização dos recursos multimídia, especialmente vídeos.
No mundo interativo, eles ganham força nos seus mais variados formatos, desde grandes produções a vídeos praticamente amadores, usando o entretenimento e a informação para capturar o interesse do internauta. A Southwest Airlines e seu blog Nuts about Southwest foram citados em diversos momentos como referência nessa prática.
O universo das mídias sociais é fascinante e retoma os conceitos de comunicação e relacionamento que me levaram originalmente a escolher as Relações Públicas, revitalizando o poder influenciador e gerador de mudanças da comunicação. Ele é rico, reúne diversidade de opiniões e integra diferentes culturas. Exatamente como Nova York.
Fonte: http://www.lvba.com.br/novo/interativa/interativa.php?p=7

No comments: