Wednesday, October 01, 2008

REDE ELÉTRICA LEVARÁ INTERNET AOS DOMICÍLIOS

A banda larga via rede elétrica vai facilitar muito a vida do consumidor, inclusive no preço que deve ser bem inferior ao praticado pelo mercado hoje.

A rede elétrica se tornará o meio de acesso mais comum à banda larga. Com preço mais competitivo, a internet por cabos de energia ou PLC (Powerline Communication) poderá chegar a 98% das residências do Brasil em poucos anos.

Testes da Anatal - Agência Nacional de Telecomunicações - com os PLCs variaram velocidade de la 6 megabits por segundo (MBps). O resultado está de acordo com o conceito de banda larga da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A regulamentação sobre o uso da rede ainda está sob consulta pública Anatel, onde deve permamecer por 30 dias. Mesmo desconhecendo os planos das concessionárias de energia, a agência já sabe que algumas delas estão interessadas em tonar-se prestadoras diretas de PLC.

E a expectativa do consumidor é que esse sistema, realmente, venha ser implantado. Por dois motivos fundamentais: preço e as sucessivas (às vezes freqüentes) quedas de sinal nos atuais sistemas em atividade no Brasil.

Jornal: The News Imóveis (13 a 19 de setembro de 2008 - Ed. 37 O).

No comments: