Friday, November 21, 2008

Golpistas aproveitam Natal para atuar na internet

Oportunistas, os criminosos da internet se aproveitam do interesse geral por um determinado assunto em um período específico do ano. Seguindo essa lógica, os internautas devem ficar atentos à aproximação do Natal. Isso porque, com o foco de muitas pessoas voltado às compras, aquele anúncio com uma promoção imperdível pode ser uma armadilha.
O publicitário Alberto Polinário, que recebe mais de cem e-mails por dia, foi vítima de uma delas. Bastou o publicitário clicar em uma dessas mensagens para que um programa-espião se instalasse em seu computador. “Eu comecei a sentir uma diferença na velocidade do computador, ficava travando. Quando eu levei para o técnico dar uma olhada, já estava infectado”, conta.
Por precaução, Alberto cancelou todos os cartões do banco. “Foi um transtorno grande. Levou quase uma semana para eu receber o novo cartão, e ainda esperei o banco mandar uma nova senha de internet”, lembra o publicitário.
Além de datas especiais, os piratas também se aproveitam da credibilidade de instituições públicas e privadas para fisgar as vítimas. Novos e-mails que estão circulando pela rede utilizam linguagem técnica para confundir o internauta e sempre pedem atualização de dados. E-mails falsos com endereços do Ministério do Trabalho, dos serviços de proteção ao crédito e de instituições financeiras são os mais comuns.
Simulando a ação de um hacker, Gabriel Menegatti, diretor de uma empresa de segurança na Internet, acessa uma página de um banco. Ele mostra como, automaticamente, os dados dele são roubados e enviados por e-mail para outra máquina. “As informações vão para qualquer lugar do país ou do mundo em questão de segundos”, explica o especialista. “Na época de Natal, sempre tem muitos casos desse tipo de ataque.”
Em São Paulo, as investigações apontam um aumento na quantidade e na diversificação das mensagens com programas espiões – disfarçados de fotos, vídeos e cartões virtuais. “Situações que despertam a curiosidade ou o interesse público são as mais usuais. É importante ter sempre em mente que uma pessoa que não tem qualquer relacionamento com você não iria lhe enviar uma mensagem sem motivo”, alerta o delegado José Mariano de Araújo Filho.
Os órgãos públicos e as instituições financeiras informaram que não enviam e-mails para os internautas com avisos de cobranças ou com pedidos de atualização dos dados pessoais.
20/11/2008
G1

No comments: