Tuesday, May 26, 2009

Governo nega envolvimento em bloqueio do Facebook no Irã

O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, disse desconhecer que o site Facebook tenha sido bloqueado no Irã, e assegurou que o Governo não está por trás dessa medida restritiva.

Em entrevista coletiva, o chefe de Estado se mostrou surpreso, afirmou que acredita "ao máximo na liberdade de expressão" e ressaltou que ordenará uma investigação do assunto. "Verei se há algum tipo de recurso que possa ser levado ao Poder Judiciário", disse.

O Facebook foi bloqueado no sábado, pouco mais de 24 horas após o início da campanha para as eleições presidenciais de 12 de junho.

A medida prejudicou os candidatos reformistas que confiavam na plataforma como um dos trunfos para conquistar o voto, especialmente dos jovens e das mulheres. Nas últimas semanas, os partidários do ex-primeiro-ministro Mir Hussein Mousavi tinham usado o Facebook para difundir a agenda e as propostas do candidato independente pró-reformista. Os seguidores do ex-presidente Mohammad Khatami tinham começado a fazer o mesmo.


Fonte: Terra

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3785797-EI4802,00-Governo+nega+envolvimento+em+bloqueio+do+Facebook+no+Ira.html

No comments: