Friday, May 15, 2009

Estudo revela que consumidor está disposto a pagar pelo conteúdo online

Em meio à crise econômica mundial e à visão pessimista de muitos em relação ao futuro do jornal, uma pesquisa de Price waterhouse Coopers, feita com colaboração da Associação Mundial de Jornais (WAN), mostrou que os diários impressos têm futuro a longo prazo e que os consumidores estão dispostos a pagar pelo conteúdo online dos jornais. Entretanto, o estudo indica que a opção pelo conteúdo pago só será feito caso o que é disponibilizado gratuitamente não atender as necessidades dos consumidores.O documento “Adotar modelos empresariais múltiplos: uma perspectiva para os editores de jornais na era digital” será apresentado por seus autores na Conferência e Exposição “O poder da Imprensa Impressa”, que acontecerá em Barcelona, na Espanha, entre 27 e 28/05. O relatório se baseia na resposta de 4.900 consumidores de sete países, em entrevistas com editores, anunciantes e compradores de espaços publicitários de todo o mundo, em artigos de analistas, entre outros. Veja as principais conclusões do documento:
- Apesar do enorme potencial de crescimento do meio online, o meio impresso ainda é um dos meios mais importantes e influentes e seguirá sendo ainda durante um tempo;
- Os consumidores estão dispostos a pagar pelo conteúdo online. Dois terços dos ouvidos na pesquisa disseram que estão dispostos a pagar por conteúdo de informações gerais na Internet
– e todos disseram que podem pagar por eles no papel, mesmo com os jornais gratuitos existentes. Mas os jornais devem desenvolver estratégias para rentabilizar seu conteúdo e seu capital intelectual.
- Os gastos do consumo geral na internet aumentarão nos próximos cinco anos, o que mudará a mentalidade dos consumidores que estão acostumados a obtê-los de forma gratuita;- Os leitores não só apreciam os jornalistas por lhes proporcionar informações como dão um valor importante aos artigos que produzem.
- Os jornais tradicionais têm uma base de leitores sólida e relativamente fiel. O documento revela que a marca do jornal é ainda mais importante que o meio.
- Os jornais têm respondido à crise reduzindo os custos. Muitos se dedicam à estratégias de distribuição de conteúdo.

Fonte: Site http://www.comuniquese.com.br/

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