Friday, August 29, 2008

Os Blogs chegaram. Para ficar...

Em estudo recente que fizemos descobrimos que a imprensa brasileira, embora ainda se divida em relação à credibilidade do conteúdo publicado nos blogs escritos por profissionais de outras áreas, vem cada vez mais utilizando este meio. Neste trabalho “Jornalismo na Era Digital”, ouvimos, por e-mail, a opinião de 604 jornalistas de diferentes editorias de todo o país, entre os dias 30 de junho e 15 de julho, incluindo as mídias de TV, rádio, internet, jornal e revista.
De acordo com a sondagem, 46,2% consideram os blogs mantidos por não-jornalistas boas fontes de informação, enquanto 40,4% desconfiam das informações postadas nestes espaços. Outros 13,2% dizem que jamais consultam estes meios. Ainda quando o assunto é blog, quase 60% afirmam que mantêm páginas pessoais e 10,2% têm contas no Flickr, site dedicado a conteúdo colaborativo de postagem de fotos.

Quase 60% dos entrevistados revelam que passaram a escrever para a mídia online, mantendo a atividade jornalística anterior, com o crescimento da internet. Segundo o estudo, 45,3% escrevem matérias para sites de seu interesse.
Para 76,2%, as fontes digitais passaram a complementar o trabalho de apuração de informações.
Pouco mais da metade dos entrevistados, 55,1%, iniciou o desenvolvimento alguma atividade jornalística nos últimos anos. Praticamente todos os profissionais ouvidos declaram que o jornalismo tornou-se mais dinâmico com a expansão da internet.

Este trabalho nos ajuda a entender melhor a relação da imprensa com a internet e a chamada Web colaborativa. A agência, por meio de sua unidade LVBA Interativa, também está investindo em uma pesquisa para conhecer as atitudes e comportamentos de blogueiros não-jornalistas. O trabalho deverá ser concluído em breve.

Escrito por: Rodrigo Padron - Diretor da LVBA Interativa. Jornalista especializado em comunicação empresarial e pública, autor do blog Ponto de Desequilíbrio www.pontodedesequilibriorp.blogspot.com.

No comments: