Monday, July 31, 2006

Internet e Eleições

Tenho visto muitos artigos sobre o impacto da Internet nas próximas eleições. Lamento discordar da maioria dos marketeiros, mas a rede fará a diferença na hora de influenciar a imprensa, e não na conquista direta do voto.

Um raciocínio simples: nas eleições americanas de 2004, 52% dos eleitores com acesso à rede afirmaram buscar informações políticas, e destes 27% afirmaram que as informações encontradas foram importantes para sua decisão (vejam em http://www.pewinternet.org/pdfs/PIP_2004_Campaign.pdf). Ocorre que nos EUA cerca de 85% dos eleitores acessam a rede. No Brasil, são 26%.

Fazendo uma regra de três simples (uma hipótese beeeem otimista), temos os seguintes números:
26% dos eleitores brasileiros com acesso
13% dos eleitores vão utilizar a rede para buscar informações políticas
3% dos eleitores vão decidir com base no que encontrarem na rede.

Para quem se interessar, faço alguns comentários sobre o tema na minha coluna do IDG (http://idgnow.uol.com.br/internet/sociedade_digital/idgcoluna.2006-07-24.6940223757)

No comments: