Saturday, June 27, 2009

Meus caros alunos, muito obrigado!

A troca de ideias com voces foi fundamental para minha palestra em Cannes. Abs. Marcelo

http://www.bluebus.com.br/show/2/91190/seminarios_midia_nao_vamos_chamar_de_gerenciamento_de_conteudo

Noticia do Blue Bus - 26/06/09

Seminarios 'Midia' nao, vamos chamar de 'gerenciamento de conteudo'18:56 Teve workshop de brasileiros esta tarde aqui em Cannes. Uma pena que tenha sido programado para o mesmo horário do seminário do Eric Schmidt, do Google, porque merecia estar muito mais cheio. Emmanuel Dias, Vinicius Pereira e Marcelo Coutinho, da ESPM, deram uma aula sobre como (nao) mensurar o investimento no novo contexto da publicidade. O título da palestra era 'Quem se importa com o Custo por Mil? Eu quero ver o Clipping!'. Marcelo, também colaborador do Blue Bus, comentou q o título original era para ter sido 'Fuck the Cost per Thousand!' (F... o CPM), mas pediram que trocassem :- ). 26/06 Deborah Serra em Cannes

Com muitos exemplos e dados estatísticos, o trio explicou as mudanças na comunicaçao com a entrada das arenas digitais, como o Orkut e o Facebook, e apresentou alguns novos conceitos para a era em que a comunicaçao é dominada pelos consumidores. 26/06 Deborah Serra em Cannes

(1) Socialcast - Passamos da era do Broadcast, e da comunicaçao de um para muitos para a era do Socialcast, em que muitos falam nao para muitos, mas sim em que muitos falam de um para um, como ressaltou Marcelo. Essa é uma mudança fundamental, que significa uma reformulaçao em toda a estrutura do custo publicitário. (2) Custo por impressao vs custo por impacto - Atualmente os anúncios sao medidos pelo grau de exposiçao e nao pelo grau de interaçao com o público e isso nao corresponde mais à realidade. O antigo formato, baseado em impressoes, é quantitativo e, atualmente, a relaçao com a mídia é qualitativa, baseada em envolvimento e conversaçao. Aliás, na opiniao dos três palestrantes, o que chamamos de 'mídia' deveria ser chamado de 'gerenciamento de conteúdo'. (3) Attention Economy (economia da atençao) - com tanta gente brigando pela atençao do consumidor, a mídia de massa, centrada apenas nos sentidos de audiçao e visao, já nao funciona mais. Hoje em dia, a comunicaçao que envolve é aquela dirigida aos 5 sentidos, capaz de acionar todo o corpo humano. Um exemplo é o console Wii, da Nintendo. (4) Comunicaçao Panmediática - O novo modelo de comunicaçao nao deve ser só digital, mas panmediático. Ou seja, mídias novas e tradicionais sao complementárias.(5) Capital Social - A marca deve funcionar como uma moeda, que trocamos com nossos amigos. Quanto mais fatos gerados e trocados entre os consumidores a respeito de uma marca, maior será o seu capital social.

Os conceitos e exemplos nao pararam por aí. Confesso que o workshop extremamente didático me deixou com muita vontade de conhecer melhor as pesquisas do PAN MEDIA LAB, da ESPM. E, pelo visto, nao fui a única. No final, um estudante da Eslováquia comentou que os seus professores "também deveriam estar ali" :- ). Todas da Deborah no Blue Bus. Noticias de Cannes no Blue Bus. 26/06 Deborah Serra em Cannes

Wednesday, June 17, 2009

Microsoft é a marca mais citada por brasileiros no Twitter

Uma pesquisa da E-Life mostra que a Microsoft é a marca mais citada por brasileiros no Twitter. Linux é a segunda mais "twitada". Matéria da Folha Online traz os detalhes. http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u581244.shtml

Tuesday, June 16, 2009

Redes Sociais Desafiam a Censura da Mídia

O severo controle da mídia no Irã parece não estar resistindo às novas redes sociais, sobretudo aos famigerados 140 toques do Twitter. Após a divulgação do resultado das eleições presidenciais realizadas na sexta-feira passada, que apontaram para a reeleição de Mahmoud Ahmadinejad, sites como Facebook, Flickr e Twitter têm desafiado os censores, ao permitir que internautas encontrem novas formas de burlar as restrições.

Matéria completa:
http://veja.abril.com.br/noticia/redes-sociais-desafiam-censura-midia-477599.shtml

Friday, June 05, 2009

Em março 09 Brasileiro navegou + de 26hs na internet

É o que conta o IBOPE NIELSEN ONLINE, isso representou crescimento de 2,6% sobre o mês anterior de 2009 e 12% sobre Março de 2008. Além disso o uso da banda larga também contribuiu para que este tempo tenha aumentado, dizem os analistas. Será que o poder de compra deste target aumentou? Será que Eles estão migrando para outra classe social?

Bom vamos ficar de olho. Matéria completa no:

Thursday, June 04, 2009

25 nomes para seguir no Twitter

A revista especializada em propaganda e marketing "Advertising Age" preparou uma lista com os nomes mais interessantes do marketing para serem seguidos na rede social. Veja quem são os indicados na nota do M&M online.

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/conteudo_maiusculo/?Os_25_nomes_a_serem_seguidos_no_Twitter

Site dos sites

http://www.fa4itos.com/

Este site contém link direto para outros muitos sites, dividido por tema, conteúdo, etc.

Wednesday, June 03, 2009

Clixpy

Você se cadastra gratuitamente e ele te conta exatamente o que as pessoas estão fazendo no seu site, o que clicam, quanto tempo ficam, etc:

www.clixpy.com.

YouTube a serviço das empresas

Pessoal, leiam a matéria que saiu no site da Pequenas Empresas Grandes Negócios, falando sobre como o YouTube tem contribuído no Marketing das empresas.

http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1699560-2991,00.html

Abraços,