Sunday, November 30, 2008

Quantos somos? DataFolha x Ibope/NetRatings

Foi lançada a discussão: quem está certo? Instituto DataFolha ou Ibope/NetRatings?

Acaba de ser divulgado o último levantamento sobre o número de internautas brasileiros. Já somos 64,5 milhões, segundo pesquisa feita pelo Instituto DataFolha, com patrocínio da agência de publicidade F/Nazca Saatchi&Saatchi.

O Ibope/NetRating aponta 41,6 milhões.

Esses e mais dados estão na matéria publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo, nesta segunda-feira.

Vale a leitura!

Saturday, November 29, 2008

Para refletir...

Pessoal, estou ounvindo o novo cd do grupo "o Teatro mágico" e achei bem interessante a música "Xanéu nº 5"... a mesma descreve a TV x Informação x Internet....

Coloco a letra abaixo...e grifo as partes mais interessantes no meu ponto de vista...

xanéu nº 5 - o teatro mágico

Composição: Fernando Anitelli

A minha tv não se conteve
Atrevida passou a ter vida
Olhando pra mim.

Assistindo a todos os meus segredos,
minhas parcerias, dúvidas, medos,
Minha tv não obedece.

Não quer mais passar novela, sonha um dia em ser janela e não quer mais ficar no ar. Não quer papo com a antena nem saber se vale a pena ver de novo tudo que já vi.

Vi.

A minha TV não se esquece nem do preço nem da prece que faço pra mesma funcionar. Me disse que se rende a internet em suma não se submete a nada pra me informar.

Não quis mais saber de festa não pensou em ser honesta funcionando quando precisei. A notícia que esperava consegui na madrugada num site, flick, blog, fotolog que acessei.

A minha TV tá louca, me mandou calar a boca e não tirar a bunda do sofá. Mas eu sou facinho de marré-de-sí, se a maré subir eu vou me levantar. Não quero saber se é a cabo nem se minha assinatura vai mudar tudo que aprendi,
triste o fim do seriado, um bocado magoado sem saber o que será de mim.

Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.


Não.
"Pô tô cansado de toda essa merda que eles mostram na televisão todo dia mano, não aguento mais, é foda!"

Enquanto pessoas perguntam por que, outras pessoas perguntam por que não?
Até porque não acredito no que é dito, no que é visto.
Acesso é poder e o poder é a informação. Qualquer palavra satisfaz. A garota, o rapaz e a paz quem traz, tanto faz. O valor é temporário, o amor imaginário e a festa é um perjúrio. Um minuto de silêncio é um minuto reservado de murmúrio, de anestesia. O sistema é nervoso e te acalma com a programação do dia, com a narrativa. A vida ingrata de quem acha que é notícia, de quem acha que é momento, na tua tela querem ensinar a fazer comida uma nação que não tem ovo na panela que não tem gesto, quem tem medo assimila toda forma de expressão como protesto.

Num passado remoto perdi meu controle...
Num passado remoto perdi meu controle...

Num passado remoto...

Era vida em preto e branco, quase nunca colorida reprisando coisas que não fiz, finalmente se acabando feito longa, feito curta que termina com final feliz..

Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.

Ela não SAP quem eu sou,
(Sabe nada...)
Ela não fala a minha língua.

Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.
(Quem te viu, pay-per-view.)

Ela não SAP quem eu sou,
Ela não fala a minha língua.

Eu não sei se pay-per-view ou se quem viu tudo fui eu.

A minha tv tá louca.

Tuesday, November 25, 2008

Redes sociais derrubam campanha da J&J

Para alguns blogueiros, peça comparava bebês a "acessórios de moda". Anunciante tirou campanha do ar em menos de 48 horas e pediu desculpas
19/11/2008 - 18:07
A Johnson & Johnson lançou no final de setembro uma
campanha criada pela Taxi de Nova York e com veiculação na internet e em revistas para divulgar o Motrin, uma linha de remédios para dores musculares. Em uma espécie de consenso alimentado por opiniões de blogueiros e usuários de Twitter que começaram a ser emitidas somente na última sexta-feira, 14, a peça foi acusada de utilizar um tom inconveniente para divulgar o remédio para mães que carregam seus bebês em suportes junto ao corpo.A peça trazia uma série de frases, que tentavam se conectar com as mães ressaltando as dores trazidas pelo ato de se carregar uma criança (e monstrando o remédio como solução para elas). Alguns críticos notaram que a peça tratava os bebês como acessórios. "Vestir seu bebê perece estar na moda", é a frase que abre o vídeo.E desde que o assunto começou a pipocar na esfera online até a retirada da peça do ar, inclusive com um pedido de desculpas no site da Motrin, passaram-se apenas dois dias.A blogueira Jsessica Gottlieb, que tem mais de 1 mil seguidores no Twitter começou a criticar a campanha na última sexta-feira, 14. No sábado, Katka Presnal, com 4,2 mil seguidores, coletou mensagens de mães revoltadas e as editou em um video de 9 minutos postado no Youtube , e que já ultrapassou a marca de 53 mil visualizações até a tarde desta quarta-feira, 19.O impacto foi sentido imediatamente na Johnson&Johnson. A divisão de saúde da empresa, chamada McNeil Consumer Heathcare, tirou o site motrin.com do ar, e a diretora de marketing Kathy Widmer começou a se desculpar dos blogueiros por e-mail. Nem anunciante e nem agência comentaram o tema. Com informações do AdAge.

Disponível em: http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Redes_sociais_derrubam_campanha_da_J_J

LG desafia blogueiros

Ação desenvolvida pela Sinc para a linha de notebooks da marca envolve gincana entre seis blogs

Desenvolvido pela Sinc para a linha de notebooks da marca, o desafio Ultimate Blog Challenge selecionou seis blogs e disponibilizou um modelo diferente de computador portátil para cada um deles. Seus autores devem cumprir dez provas, que requerem não só o uso de diversas ferramentas de interação, mas, principalmente, o poder de mobilização de cada um deles.
O blog vencedor e um de seus leitores ganharão notebooks P300."Principalmente na área de tecnologia, os consumidores acreditam pouco em propaganda e muito mais no que diz alguma pessoa que é referência no assunto. Por isso, a decisão de utilizar blogs que têm propriedade no tema e estão testando os produtos é muito mais relevante que qualquer tipo de mídia", sustenta Alon Sochaczewski, sócio e diretor de criação da Sinc.
Os blogueiros envolvidos são Nick Ellis (Digital Drops), Ian Black (Enloucrescendo), Luiz Jerônimo (Tarja Preta), Victor Vasques (Com Limão), Denise e Edgard (Fashion Bubbles) e Glauco Sabino (Descolex). "Eles têm perfis diversos, atraindo audiências relevantes e diferentes, além de estimularem o boca-a-boca e de influenciarem outros blogs", justifica Sochaczewski.Comprovando seu poder de recrutamento e engajamento, esses blogueiros geraram cerca de 5 mil visitas e 2,2 mil cadastros no hot site na primeira semana da promoção. Agência e anunciante acreditam que esse número subirá consideravelmente até 20 de dezembro, quando será encerrada a ação, assim como a repercussão da iniciativa em redes sociais, outros blogs e microblogs, como o Twitter.Além desta, a LG tem planejadas outras três campanhas focadas em mídias sociais até o fim do ano. "Há um crescimento brutal de ações focadas na mídia social, que é cada vez mais relevante e complementa outras ferramentas de marketing digital, como campanhas, sites e mobile", reforça Sochaczewski
Disponível em:http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?LG_desafia_blogueiros

Monday, November 24, 2008

Será a solução???? Especialista pede a morte do Google

Especialista pede a morte do Google
24/11/08
John C. Dvorak, editor e colunista da revista americana de tecnologia PC Magazine, enumerou razões pelas quais o Google deve "morrer".
Em
artigo polêmico intitulado "O Google tem que morrer", o especialista classifica a companhia como "porcaria" e cita a "inabilidade" de buscadores para identificar corretamente os sites e o "excesso de informação insuficiente" disponível nas buscas.
A sugestão de Dvorak é "repensar a organização básica da própria internet"
Leia o texto de Dvorak na íntegra:
http://pcmag.uol.com.br/dvorak/

Sunday, November 23, 2008

CURIOSIDADE - Japonês cultiva maçãs com logotipos da Apple

Nem mesmo a ancestral produção de frutas escapou da febre do iPod

O poder criativo dos japoneses é incontestável. Nem mesmo os alimentos escapam de receber um toque inovador na aparência. Depois de desenvolver melancias quadradas, o Japão apresenta maçãs Fuji com o logotipo da Apple e desenhos do iPod.

A febre mundial em torno dos produtos da empresa de Steve Jobs inspirou um fruticultor de Tóquio a vender as maçãs customizadas. O efeito na fruta é alcançado de maneira simples. A técnica é colar adesivos na maçã um mês antes da colheita para que ela absorva o desenho na pigmentação.





Fonte: Época Negócios 18/11

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Epocanegocios/0,,EDG85178-8380-21,00.htmL

Friday, November 21, 2008

Brasil se torna o 2º em acesso a redes sociais

O Brasil ultrapassou o Reino Unido e se tornou neste ano o segundo país em acessos a redes sociais no mundo. De acordo com dados da consultoria comScore, o Brasil fica atrás apenas do Canadá, em termos percentuais, levando em conta os países com mais de 10 milhões de usuários mensais de internet, informa a Folha Online.
Em setembro deste ano, 85,3% dos brasileiros de ao menos 15 anos de idade que acessaram a internet visitaram uma rede social. No mesmo mês de 2007, esse índice foi de 76%.
Com isso, o país passa o Reino Unido, que viu seu índice cair de 78,7% em 2007 para 78,4% neste ano. O Canadá, líder no quesito, passou de 83,9% para 86,5%. Levando em conta os dados de setembro de 2008, a lista segue com México (73%), Espanha (70,7%) e Estados Unidos (70,2%).
"Uma explicação provável para o sucesso das redes sociais é que o conceito de comunidade on-line se alinha fortemente à cultura do Brasil, que é centrada em um forte sentimento de comunidade", afirma Alex Bank, diretor da comScore para a América Latina.
A pesquisa aponta que o Orkut é a rede social mais acessada no país, com 21 milhões de acessos únicos em setembro de 2008. Os visitantes passaram uma média de 496 minutos no site durante o mês, mostrando que o site do Google também é o que gera maior engajamento dos usuários.

Golpistas aproveitam Natal para atuar na internet

Oportunistas, os criminosos da internet se aproveitam do interesse geral por um determinado assunto em um período específico do ano. Seguindo essa lógica, os internautas devem ficar atentos à aproximação do Natal. Isso porque, com o foco de muitas pessoas voltado às compras, aquele anúncio com uma promoção imperdível pode ser uma armadilha.
O publicitário Alberto Polinário, que recebe mais de cem e-mails por dia, foi vítima de uma delas. Bastou o publicitário clicar em uma dessas mensagens para que um programa-espião se instalasse em seu computador. “Eu comecei a sentir uma diferença na velocidade do computador, ficava travando. Quando eu levei para o técnico dar uma olhada, já estava infectado”, conta.
Por precaução, Alberto cancelou todos os cartões do banco. “Foi um transtorno grande. Levou quase uma semana para eu receber o novo cartão, e ainda esperei o banco mandar uma nova senha de internet”, lembra o publicitário.
Além de datas especiais, os piratas também se aproveitam da credibilidade de instituições públicas e privadas para fisgar as vítimas. Novos e-mails que estão circulando pela rede utilizam linguagem técnica para confundir o internauta e sempre pedem atualização de dados. E-mails falsos com endereços do Ministério do Trabalho, dos serviços de proteção ao crédito e de instituições financeiras são os mais comuns.
Simulando a ação de um hacker, Gabriel Menegatti, diretor de uma empresa de segurança na Internet, acessa uma página de um banco. Ele mostra como, automaticamente, os dados dele são roubados e enviados por e-mail para outra máquina. “As informações vão para qualquer lugar do país ou do mundo em questão de segundos”, explica o especialista. “Na época de Natal, sempre tem muitos casos desse tipo de ataque.”
Em São Paulo, as investigações apontam um aumento na quantidade e na diversificação das mensagens com programas espiões – disfarçados de fotos, vídeos e cartões virtuais. “Situações que despertam a curiosidade ou o interesse público são as mais usuais. É importante ter sempre em mente que uma pessoa que não tem qualquer relacionamento com você não iria lhe enviar uma mensagem sem motivo”, alerta o delegado José Mariano de Araújo Filho.
Os órgãos públicos e as instituições financeiras informaram que não enviam e-mails para os internautas com avisos de cobranças ou com pedidos de atualização dos dados pessoais.
20/11/2008
G1

Ajudona

Olho mágico

A TV1.com desenvolveu uma ferramenta que permite o rastreamento de tudo o que os consumidores falam sobre as marcas na web, especificamente em sites de relacionamento, como Orkut, Facebook e Twitter. Em um trabalho para a Taeq, do Grupo Pão de Açúcar, a ferramenta detectou uma crítica feita por um usuário do Twitter. A central de relacionamento do grupo foi acionada para solucionar o problema. Segundo a TV1.com, a ferramenta não fere a privacidade das informações pessoais publicadas nos sites.

http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/581/artigo116618-1.htm

Tuesday, November 18, 2008

A Sprite Zero lança na internet o desafio “O rei do elogio”

A Sprite Zero lança na internet o desafio “O rei do elogio”, que vai testar a resistência das pessoas a uma sessão de adjetivos exagerados e mostrar que “elogio sem noção é enganação”. Para comprovar a teoria, a ação interativa terá participação de uma referência na arte da enrolação: o vigia Carlos Nascimento, mais conhecido como “Carro velho, o Rei do Elogio”, personagem famoso na web pelos vídeos em que descreve os amigos de sua terra natal, Quixeramobim, no Ceará, com expressões sem sentido como “estrogonoficamente respeitável”, “cabriocárica” e “respeito tecnológico”.No www.sprite.com.br/reidoelogio, Carro Velho empresta voz e personalidade ao personagem virtual Rei do Elogio, que interage com o consumidor apresentando um discurso recheado de floreios e vocabulário inusitado.Com o tom de humor exagerado e nonsense característico da campanha “As coisas como são”, reforça o posicionamento “Zero açúcar. Zero enganação”, de Sprite Zero. A idéia é testar por quanto tempo o internauta consegue encarar o “blá, blá, blá” até se tocar de que todos aqueles elogios sem noção não passam, na verdade, de uma tremenda enganação. Será possível brincar com os amigos enviando ligações de voz do Rei do Elogio pelo celular, disparar e-mails com textos recheados de elogios e baixar conteúdos divertidos do personagem, como toques mp3 para celular, papéis de parede para computador e emoticons para o comunicador instantâneo MSN Messenger.

Disponível em: http://www.portaldapropaganda.com/netmarketing/2008/11/0003

Monday, November 17, 2008

Ibope passará a medir audiência da Internet no trabalho

O Ibope/NetRatings passa a medir até janeiro a audiência das páginas da web visitadas em ambientes corporativos no Brasil. Hoje, essa medição é feita apenas com base nos acessos domiciliares e nos locais públicos. Os dados devem ser disponibilizados ao mercado a partir do segundo trimestre do ano que vem, depois de um período de testes. O Ibope aponta que o País tem hoje cerca de 40 milhões de internautas ativos. No ambiente domiciliar, foram contabilizados, em agosto, 24,3 milhões de internautas ativos, que gastaram 23,5 horas de seu tempo navegando. De posse dos números agregados, a expectativa é que se tenha uma visão mais ampla e real do comportamento do usuário brasileiro de Internet, possibilitando melhor planejamento das empresas para as suas estratégias de publicidade e marketing. Este ano, até agosto, o meio recebeu cerca de R$ 450 milhões do mercado publicitário, o que significa 3,37% do total investido em mídia. Os números representam um crescimento de 45% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o presidente internacional da Nielsen
Online, Jonathan Carsen, os clientes brasileiros terão diversos benefícios com o novo serviço. "Como parte significativa do uso da Internet no país ocorre no local de trabalho, teremos um retrato mais completo desse universo", afirma. Segundo ele, os números de audiência em algumas categorias, como notícias e finanças, terão aumento significativo. "Constatamos em outros países que os usuários visitam esses locais com freqüência durante as horas de trabalho", diz Carsen.
Ele afirma ainda que o uso da
banda larga é mais freqüente no ambiente corporativo, e que a pesquisa poderá fornecer dados mais aprofundados sobre o uso de meios de valor agregado, como os vídeos. "Poderemos ainda fornecer melhores medidas de fidelidade, comparando a duplicação de visitas no ambiente corporativo e no domiciliar."
Para Paulo Castro, conselheiro do Interactive Advertising Bureau (IAB) e diretor geral do Terra Brasil, ter mais conhecimento sobre a audiência é essencial para dar mais informações ao mercado e defender melhor os investimentos publicitários. "O mercado online cresceu mais de 40% nos três primeiros trimestres do ano e deve manter o crescimento a taxas de 30% pelos próximos cinco anos", diz Castro. "As vendas de computadores e o acesso à banda larga têm aumentado de maneira vigorosa, e o mercado publicitário está atento a isso."
Castro afirma que, além do consumo de notícias durante o horário de trabalho, muita gente aproveita o acesso à rede no ambiente corporativo para o comércio eletrônico. "Isso poderá ser bem medido agora, beneficiando a formulação das estratégias dessas empresas", diz.


Disponível em:http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI3334096-EI4802,00-Ibope+passara+a+medir+audiencia+da+Internet+no+trabalho.html

Temos sempre que nos adaptar...nada de Café com o Presidente a novidade agora é YouTube com o Presidente. E viva a tecnologia

Noticia do Blue Bus - 17/11/08

Surpresa Obama leva discurso semanal do radio para o YouTube

05:47 Obama estreou no sábado sua comunicaçao semanal com a populaçao americana via web. Falando já como presidente eleito, comentou o encontro do G20 e outros temas relacionados a economia americana. Há anos os presidentes americanos fazem discursos semanais usando o rádio - Obama, que recorreu à internet intensamente em sua campanha, leva o discurso semanal também para a rede. O clipe foi postado no site change.gov, dedicado à fase de transiçao de governo, e também no YouTube.

http://www.bluebus.com.br/show/1/87686/surpresa_obama_leva_discurso_semanal_do_radio_para_o_youtube

Loucuras do mundo digital no mundo real ou seria o contrário?

Mulher pede divorcio na vida real apos traiçao do marido na 2nd Life

9:00 A inglesa Amy Taylor está se divorciando do marido, David Pollard, depois que descobriu que o avatar dele no Second Life estava se relacionando com outra mulher, ou melhor, com o avatar de outra mulher na comunidade virtual. O caso é complexo e envolve, inicialmente dois casamento - primeiro Amy e David se conheceram numa sala de chat e foram morar juntos, depois, já no Second Life, os avatares dos dois se casaram e, na sequência, o casal oficializou a uniao num cartorio na vida real. Amy entao descobriu que o avatar de David estava envolvido com outra mulher no Second Life - e partiu para o divorcio no mundo real.

http://www.bluebus.com.br/show/1/87662/mulher_pede_divorcio_na_vida_real_apos_traicao_do_marido_na_2nd_life

Saturday, November 15, 2008

Natal: vendas online devem crescer 25% no Brasil

12/11/2008

O comércio eletrônico brasileiro deve registrar um faturamento de R$ 1,350 bilhão com as vendas para o Natal deste ano. Segundo a consultoria e-bit, esse resultado representa um crescimento de 25% em relação às receitas obtidas com o varejo na web entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2007 (R$ 1,082 bilhão), informa a Folha Online. Apesar da recente alta no valor do dólar --que encarece os importados--, a consultoria prevê que produtos com componentes tecnológicos deverão ter a preferência dos consumidores nas compras de fim de ano.
A e-bit usa uma pesquisa com dados do terceiro trimestre deste ano apontando que 39% dos entrevistados pretendiam comprar eletrônicos em geral, gastando até R$ 850, seguido por 36% que pretendem gastar com produtos especificamente de informática.
Para o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, as vendas pela internet tem grande potencial no país, e o período natalino pode ajudar aquelas pessoas que não têm tempo de ir às compras ou não têm paciência para enfrentar lojas cheias.
"É importante destacar a comodidade que esse tipo de mercado traz para o consumidor, que fica despreocupado em não ter de gastar seu tempo para ir a uma loja fazer sua compra, além de evitar os imensos congestionamentos característicos das grandes cidades".
Segundo Guasti, a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes sem juros, contra seis vezes em lojas convencionais, é outro ponto positivo para compras pela web. A e-bit afirma que a crise econômica internacional não irá reduzir o crescimento das vendas pela internet no país. Por sua vez, segundo a consultoria, os norte-americanos deverão gastar menos neste fim de ano, fazendo com que o varejo eletrônico cresça 12% em relação ao mesmo período de 2007.

Tecnologia 10. Google contra as epidemias

A maior ferramenta de busca na internet deu origem a um novo sistema de alerta para surtos de gripe chamado Google Flu Trends, noticia reportagem do jornal The New York Times.
O mecanismo funciona juntando registros de buscas sobre gripes e seus sintomas realizadas por usuários em todo o território americano.
Com isso, o Google pretende ter informações sobre a disseminação da doença antes mesmo do Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.
O sistema é uma das primeiras iniciativas para usar a "inteligência coletiva" da internet para detectar tendências gera preocupações com a privacidade dos usuários.
Segundo o Google, esse risco não existe.
Por José Antonio Lima e Letícia Sorg

Friday, November 14, 2008

Será que agora eles aprenderam?

Pessoal! Esse é mais um "case" sobre o tema da aula passada...vamos ver se vai pegar...tenho minhas dúvidas...E vocês?

Casas Bahia comemora aniversário na web
14/11/08
A Casas Bahia volta a investir no meio digital. Desta vez, o foco é o aniversário de 56 anos da empresa, comemorado no dia 15 de novembro. Uma ação desenvolvida em parceria com a Young & Rubicam convida os internautas a criarem uma festa virtual e comemorar com as Casas Bahia. Até 07 de dezembro os usuários poderão acessar o site (www.casasbahia.com.br), clicar no banner que remete aos 56 anos, e navegar à vontade. Com diversos recursos 3D, será possível criar vídeos de até 20 segundos com diversos temas de festas.
Ao finalizar a criação, o participante da promoção receberá um e-mail com o link da sua festa. Além de poder enviá-la para quantos amigos desejar, poderá acessá-la na seção Galeria de Festas do hotsite da campanha. Ao final da promoção, os criadores das três festas mais acessadas ganharão um notebook cada um. O resultado da promoção irá ao ar no hot site da campanha no dia 15 de dezembro. Os usuários terão a disposição 10 cenários (Disco, Apê, Rave, Baile, Rua, Praia, Quintal, Infantil, Rodeio e Lua), mais de 80 objetos de decoração, 11 trilhas musicais (disco, axé, country, dance, forró, pagode, rock, romântico, hip-hop, funk, reggae), 10 personagens (cowboy, emo, gala, happer, hippie, nerd, pagodeiro, praieira, roqueiro e vovozinha), 30 figurinos e mais de 40 passos de dança para soltar a imaginação e produzir a sua festa junto com Casas Bahia. A promoção terá apoio de mídia em portais (MSN, Terra, Ig, You Tube), e links patrocinados no Google, além de anúncio em jornal.


Disponível em: http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=79728

Monday, November 10, 2008

YPP (YouTube Partner Program) ja ouviu falar? Você pode lucrar com isso!
Como o Brasil é o quarto maior país em acessos ao serviço de video, esse serviço pode gerar lucros para os brasileiros.
Para isso, o usuário cria um canal e manda ver nos vídeos. Para ganhar dinheiro são necessários alguns requisitos como boa audiência e manter o canal atualizado.
Leia mais detalhes da reportagem e dicas da Gerente do Google Brasil, Patrícia Pflaeging.

Saturday, November 08, 2008

Mobile Marketing ganha cada vez mais verba

Com tantas tecnologias disponíveis utilizadas pelas empresas para chegar ao consumidor, o Mobile Marketing vem se consolidando no Brasil e ganhando credibilidade com ações personalizadas e em tempo real que podem ser novidade para as pessoas e ainda ganham em interatividade.
Através do Mobile Marketing, as empresas atingem diretamente o consumidor com diversas ferramentas. A cada dia que passa, o número de ações mobile aumenta e varia. Vão desde o tradicional SMS (envio de mensagens de textos com promoções, quiz, informativos, votações, descontos, entre outros), passando por WAP (TV no celular, loja de conteúdos, podcasts e comunidades), até Bluetooth (ações de divulgação da marca, eventos, cupons e envio de conteúdos patrocinados).
De acordo com o presidente da AgênciaClick, Abel Reis, o SMS é o principal serviço usado pelos clientes. “A comunicação via torpedos é a mais utilizada pelas empresas porque atinge a grande maioria dos usuários e é um Marketing com baixos custos”, ressalta em entrevista ao Mundo do Marketing.
Um estudo realizado pelo IDC Brasil mostrou que as mensagens enviadas pelos anunciantes para os celulares de consumidores, em 2007, movimentaram US$ 120 milhões. Segundo o IDC Brasil, esse valor deverá ultrapassar US$ 150 milhões este ano.

Vantagens e dificuldades do Mobile Marketing

O Mobile Marketing tem como vantagens tradicionais a interatividade, o custo, segmentação, mensuração, efetividade e mobilidade. Outro ponto em destaque é que as mensagens são lidas quase que imediatamente e os usuários mostram ou reenviam o que recebem para os amigos.
Para o diretor da El Movil, Fábio Cardoso, cada vez mais as pessoas estão aderindo às campanhas, diferentemente do que acontece com outras mídias tradicionais. “O receptor participa de campanhas enviando códigos via SMS, se cadastrando para receber notícias e ativando o Bluetooth para receber conteúdos”, conta ao site. O Gerente de Marketing móvel da Compera n’Time, Eduardo Lins, alerta com relação às empresas de telefonia precisarem segmentar o mercado. Para ele, as operadoras devem fazer um estudo maior sobre respectivas bases de clientes para obter maior eficiência no trabalho. “O usuário precisa ter interesse e autorizar o envio da mensagem para evitar que o efeito da campanha seja negativo e ocasione spam”, aponta Lins em entrevista ao Mundo do Marketing.
Hoje, no mercado de Mobile Marketing, já existem produtos de prateleira, aqueles que já foram desenvolvidos e podem ser implementados para outros clientes. São eles o Mobile Advertising (disponibilização de banners em sites WAP e mobile sites), campanhas via SMS (envio de códigos para participar de uma promoção ou de mensagens para uma base cadastrada), WAP, Bluetooth, entre outros.

Mundo do Marketing: Publicado em 6/11/2008
Por Priscila Gambale

Microsoft instala quiosques em frente a Apple Stores


Parece que o marketing da Microsoft está ficando mais agressivo. A nova tática? Instalar grandes quiosques em frente a lojas da Apple nos quais os visitantes podem gravar seu próprio vídeo "Eu sou um PC".
A imagem acima é de uma loja na Inglaterra, onde um trio de membros da Microsoft tenta interceptar clientes da Apple e convertê-los.Não há detalhes sobre onde mais desses quiosques serão instalados.
Fonte: Gizmodo

Thursday, November 06, 2008

Philip Kotler vem ao Brasil

Interessante!

O pai do marketing marca presença na ExpoManagement 2008 e traz uma nova visão para o mundo digital.


Philip Kotler vem ao Brasil Philip Kotler, reconhecido como a maior autoridade mundial em marketing, vem ao Brasil a convite da HSM especialmente para participar da ExpoManagement 2008. Kotler ministrará palestra às 11h30 do dia 12 de novembro. O evento, considerado o maior encontro da comunidade executiva da América Latina, se realiza no Transamérica Expo Center, em São Paulo, entre os dias 10 e 12 de novembro. Kotler, professor da Kellogg School of Management, eleita a melhor escola de marketing do mundo, é autor das mais importantes obras já editadas na área, traduzidas para mais de 20 idiomas e que venderam mais de 5 milhões de cópias em 58 países. Além disto, mais de 100 artigos de sua autoria já foram veiculados nos mais conceituados jornais e revistas especializados. Nesta edição da ExpoManagement, Philip Kotler traz uma nova visão do marketing voltada para o mundo digital, correspondente aos avanços tecnológicos e às insurgentes necessidades de formas diferenciadas de relacionamento que a evolução das mídias trouxe para o mercado. Neste contexto, Kotler falará do impacto do consumidor como protagonista no processo de geração das mídias, como blogs, podcasts, webcasts, social networks e o mobile marketing.Philip Kotler, reconhecido como a maior autoridade mundial em marketing, estará em São Paulo, no próximo dia 12 de novembro, para apresentar a palestra Repensando o Marketing, especialmente para a Expomanagement 2008.

Fonte: Portal HSM On-line05/11/2008

http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/Philip_Kotler_Brasil.php?mace2_cod=1276&pess2_cod=88254&lenc2_cod=

Wednesday, November 05, 2008

WPP e Google unidos pelo marketing online

O grupo de comunicação e o site de buscas se uniram para criar um programa de pesquisas acadêmicas que pretende provar a efetividade do marketing online

O grupo WPP e o Google se uniram para criar um programa de pesquisas acadêmicas voltadas para mostrar como o marketing na web pode ajudar às marcas. Avaliado em US$ 4,6 milhões, o projeto irá financiar trabalhos que mostrem a efetividade do marketing online em mudar o comportamento do consumidor, com apoio de dados do Kantar Group, do WPP, e de estudos de atitudes diante de ferramentas de busca, do Google.

A proposta do programa é provar a sempre citada estatística de que os consumidores gastam 30% de seu tempo online, ao mesmo tempo em que os anunciantes investem apenas 11% de seus orçamentos nesta mídia (e no Brasil, o número é menor ainda, frequentemente citado como sendo de apenas 5%, ao mesmo tempo em que o país é aquele onde o internauta em média passa mais tempo online no mundo).

Mesmo com a possibilidade de obter dados na própria internet, o WPP crê ser fundamental a existência de análises acadêmicas também. 'As pessoas do online perpetuaram o mito de que tudo é melhor mensurável nesta esfera, mas algumas partes são melhor analisadas no offline', diz o presidente do WPP Digital Mark Read. 'A idéia é aumentar o nosso conhecimento e de nossos clientes, e ajudá-los a mover seus orçamentos para o online mais rapidamente', completa. Com informações do AdAge.

Monday, November 03, 2008

As armas digitais da nova democracia

O jornal Estado de São Paulo publicou hoje uma matéria em seu caderno Link destacando que " Nunca mais uma campanha eleitoral será igual nos EUA". O texto aborda a estratégia digital adotada pelo candidato Barack Obama que utiliza redes sociais, YouTube, twitter, entre outras ferramentas. Acesse e leia a matéria em: http://www.link.estadao.com.br/index.cfm?id_conteudo=14860

O último vídeo da campanha lançado no YouTube no dia 24 de outubro pode ser visto em:
http://www.youtube.com/watch?v=Qq8Uc5BFogE&eurl=http://www.adverblog.com/archives/003625.htm


McCain que se cuide!

''Publicidade tem de encontrar seu novo papel''

Entrevista - Michael McLaren: presidente da McCann Erickson nos Estados Unidos
Marili Ribeiro

Há uma onda de visitas de altos executivos de grandes redes globais de propaganda ao Brasil. A motivação é fácil de entender. Com os negócios encolhendo nos países ricos, em razão da crise, onde estão as sedes desses conglomerados, os olhares se voltam para os países emergentes. Michael McLaren, presidente da McCann Erickson EUA e "CEO das contas globais" da rede McCann no mundo, é um deles. Esteve nos escritórios da empresa em São Paulo e Rio para o que definiu de treinamento dos profissionais seniores sobre tendências e impacto do atual cenário nos negócios dos clientes. E, mais do que destrinchar a situação de crise, preocupou-se em sinalizar que o mundo caminha inexoravelmente para as mídias online e móveis. Ele deu a seguinte entrevista ao Estado:O que está mudando no negócio da publicidade?O agente fundamental de mudança tem sido a penetração da internet e integração dela à vida das pessoas. Sempre apresento exemplos de como as diferentes mídias têm se desenvolvido com a internet e como ela muda a maneira como as marcas falam para seus consumidores: o que acontece comigo se eu interajo com esse meio. Antes, se podia falar diretamente para os seus consumidores através de mídia de massa, persuadindo-os a acreditar no valor do produto. Com a internet, isso mudou. Há um novo papel, pois o modelo de persuasão não funciona. Não temos mais a voz da marca, mas a voz das pessoas. É uma mudança fundamental. Temos de ajudar o cliente a enxergar esse novo modelo, ajudá-lo a ser um influenciador. Como a crise vai se refletir no mercado publicitário?A verdade é que ainda é cedo para dizer. Não vimos mudanças em 2008. Estamos focados em 2009. Os clientes estão muito cuidadosos para montar o plano de 2009 porque eles não têm certeza do que vai ocorrer com a demanda dos consumidores. Estamos prevendo um 2009 desafiador, mas nenhum cliente cancelou seus anúncios. O número de buscas pela palavra "recessão" no Google subiu incrivelmente. Todos sabem que vai ser mais difícil que 2008, vamos ajudar as marcas a enfrentar esse ambiente.O que você recomenda aos seus clientes?Cada cliente está em uma categoria, e cada categoria tem um cenário. Não há uma fórmula. Há ações que eles podem tomar, se você quer construir valor e se comunicar com seus públicos-chave. O varejo faz programas de fidelidade, novas aproximações, cria recompensas para os clientes. Os serviços estão oferecendo valor, em vez de apenas preço. Olhe para todo o mix de sua empresa: como ele é entregue, como se mantém, como adicionar valor a esse mix? Esse é o tipo de dúvida que temos de analisar. A Mastercard é um bom exemplo. Criou um programa de incentivo para as pessoas dividirem suas experiências "que não tem preço". Dão prêmios pela participação ao enviarem suas aventuras. Estão criando fidelidade, sem gastar quase nada. Os anunciantes não devem buscar novos clientes?Marcas sempre precisam de clientes novos, mas, em horas difíceis, têm de trabalhar para seus clientes leais. Consumidores estão usando seu acesso à informação antes de ir às compras. Eles pesquisam. E eles vão pesquisar cada vez mais, até achar a oferta mais atraente para eles. Os clientes têm de saber como se colocar nesse momento de pesquisa. Qual sua estratégia de internet? O que você está fazendo para contar sua história? As pessoas estão cautelosas, então, como você se mostra para elas.E é possível mensurar esse tipo de relação no online?As ferramentas de medição estão mais sofisticadas. A beleza do mundo digital é que você pode monitorar transações. Saber onde as pessoas clicam e quanto tempo elas ficam em contato com a sua mensagem. Logo, o anunciante passa a ter mais controle na internet do que ele tem sobre a exposição do seu comercial na TV.Como convencer anunciantes a continuar anunciando?Há um fato relevante: o mercado é o que é, mas a história mostra que investir nos períodos de baixa faz as marcas emergiram mais fortes quando a economia volta a crescer. Há exemplos conhecidos em situações anteriores. A rede de cafeterias Starbucks e a marca de detergentes Tide, nos Estados Unidos, investiram durante crises e ganharam fatias de mercado depois. É até lógico: se os outros diminuem e você mantém, sua presença relativa aumenta.Mas os clientes não têm menos dinheiro para gastar?Será uma realidade para alguns clientes. Não para todos. O que vai acontecer com as mídias tradicionais?Os níveis de audiência de TV nos EUA caíram, mas se estabilizaram. Ainda existe um valor de entretenimento em ver televisão. Toda mídia tem seu espaço. Pode ser que ela não ocupe o mesmo espaço de antes, nem tão dominante, mas ela não vai sumir. O interessante é olhar que existem programas de TV com atrações online. Como por exemplo o American Idol. Eles têm o produto televisivo e o online. As pessoas são multitarefas e vão continuar sendo. A mistura de entretenimento e mídia, principalmente para a geração mais jovem, está dando certo. Mercados emergentes são alternativa para as grandes marcas?Os mercados emergentes são essenciais para os planos de crescimento das empresas globais nos próximos 10 ou 15 anos. Brics são a próxima onda, estatisticamente provado. O desafio é saber que eles vivem da exportação de itens primários e pode haver queda na demanda mundial. O crescimento do Brasil foi muito saudável nos últimos anos e o País deve continuar a crescer, mesmo com as mudanças. A maioria dos meus clientes tem estratégias para o Brasil, que é o 5º maior país do mundo, líder da América Latina. Todos estão focados aqui. É aqui, na China e na Rússia.
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081103/not_imp271310,0.php
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Sunday, November 02, 2008

Economia da atenção digital

Sacerdotisa das redes sociais, a americana Danah Boyd, 30 anos, avisa: as empresas precisam aprender a interagir com os consumidores na web.

Danah falou a Época NEGÓCIOS sobre como as empresas devem agir nesses novos tempos. Segundo ela, estamos vivendo a economia da atenção digital, uma época que exige diálogo, interação e criatividade. Companhias que não enxergarem a diferença entre estar numa mídia tradicional e fazer parte de uma rede social podem ser excluídas dessa onda. “Diferentemente da TV, na internet os consumidores opinam e participam. Por isso, a comunicação precisa ser muito mais relevante”, diz Danah. Qual é, então, a melhor forma de usar as redes sociais? Danah diz que basta experimentar. “Se uma marca não é falada, ela não existe. Então, falem bem ou mal, mas falem”, afirma. “As empresas precisam aprender a lidar com comentários negativos, criar diálogo com os internautas.” Segundo Danah, o que faz as redes sociais funcionarem é a necessidade das pessoas de estarem conectadas. “A publicidade, em geral, é uma péssima interrupção nas interações sociais. Só vale se for feita de maneira integrada ao meio.” Assim, um fabricante pode fazer um vídeo fantástico no YouTube sobre um novo carro. Os fanáticos por automóveis entrarão no MySpace para falar sobre o comercial e o vídeo vira um sucesso. “Mas tente fazer o mesmo com sabão. Não vai funcionar”, diz Danah. Para ter sucesso, a publicidade que usa tecnologia como meio deve estar no contexto certo. “Se for para vender, um link patrocinado, como os do Google AdSense, é o caminho, mas para o fortalecimento da marca é preciso experimentar a rede social. Se vai dar certo, ainda não sabemos. Mas o que não pode é ser invasivo”, diz Danah.


Saturday, November 01, 2008

Acesso a redes sociais no trabalho é bom

Curiosidade!! Pesquisa revela que "Acesso a redes sociais no trabalho é bom" -

Um estudo divulgado na Inglaterra afirma que os patrões devem encorajar seus funcionários a acessarem as redes sociais --como o Orkut e Facebook-- no trabalho, pois cultivar relacionamentos com colegas e clientes ajuda as empresas, informa a Agência Reuters.
O responsável pela pesquisa, Peter Bradwell, afirmou que as empresas deveriam abandonar sistemas específicos de compartilhamento de informação e agregar utilidades aos sites de relacionamentos, contribuindo para a produtividade, inovação e o trabalho democrático.
Mesmo assim, o autor afirma ser necessário estabelecer limites para as utilizações fora do trabalho.
"Proibir o Facebook ou YouTube, em qualquer caso, é quase impossível. As empresas podem colocar um tempo limite para a utilização desses sites por dia. A resposta não é encerrar o acesso à rede social pessoal, mas é preciso compreender como podemos administrar os novos desafios", argumentou Bradwell.
O estudo concluiu que tentar controlar a utilização de sites como o Facebook, que conta com mais de 100 milhões de usuários no mundo, poderia até prejudicar a empresa.

Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócio - Ed. Globo 30/10/2008