Friday, October 31, 2008

Sessão de Informática é favorita da Classe C!

A Classe C de consumidores, público cada vez mais essencial para as vendas realizadas pela internet, tornou-se nos últimos meses uma parcela cada vez mais significativa do bolo do e-commerce devido ao crescimento do poder de compra. Entre os produtos mais comprados por este nicho, verifica-se que os produtos de informática, sobretudo os notebooks, são os mais procurados e vendidos para o público dessa faixa de pessoas que tem renda familiar de até R$ 3 mil.
Entre os principais diferenciais, tal público busca a internet por conta das facilidades, promoções, descontos e praticidade do e-commerce. Além disso, podem-se identificar outros hábitos importantes, como por exemplo, a qualidade dos produtos, que torna-se tão essencial quanto o preço. Vale ressaltar que os produtos de informática já lideraram o ranking de compra da classe, totalizando 13,5% entre os produtos mais comprados no 1° semestre de 2008.
As empresas que desejam atender a esse público devem adaptar-se aos seus novos hábitos, facilitando a compra de produtos que antes não faziam parte do orçamento e da cesta de compras desses consumidores.


Disponível em: https://www.ebitempresa.com.br/informa_indices1.asp

Revista PC World está cobrando 1 real por ediçao da versao online

Adaptações, na minha opinião necessárias, desse mundo digital...

08:03 Acabei de ver. A revista PC World está cobrando 1 real por ediçao da sua versao online. Voce faz uma assinatura de um ano por 12 reais a vista, e alem de ter acesso a revista antes que ela chegue as bancas, tambem pode consultar o acervo dos dois ultimos anos. Eu as vezes ficou até tentado a comprar revista em banca, mas eu to sempre a frente com meus feeds RSS. Talvez essa seja uma opcao interessante. 31/10 Alberto Garfs Azevedo
http://www.bluebus.com.br/show/1/87417/revista_pc_world_esta_cobrando_1_real_por_edicao_da_versao_online

Thursday, October 30, 2008

Google tranqüiliza: mídias online respondem bem à crise


O Google apresentou oficialmente o novo diretor-geral da divisão brasileira, Alex Dias, em um happy hour na sede da empresa, em São Paulo.
O executivo falou em tom bem-humorado sobre a crise econômica e disse que embora ninguém esteja alheio à ela, acredita que as mídias online responderão de forma positiva às dificuldades mundiais. De acordo com Dias, essas mídias serão de grande investimento para as empresas.Apesar disso, o diretor afirmou que o Google está em estado de atenção. Alex também falou de aplicativos online e ressaltou que "“cloud computing é o futuro” para justificar as estratégias da Microsoft, que apresentou o Azzure, versão do Windows em nuvem. Alex Dias ainda comentou o início das operações do Zoho no Brasil e a rivalidade entre as duas empresas. Dias disse que não vê no pacote nenhuma concorrência e que há espaço para todos na web.



Tuesday, October 28, 2008

Web 2.0 para AI

Pessoal,

acabei de receber em meu e-mail uma dica de workshop que pode complementar nossas experiências com a web 2.0...

"Dia 11 de novembro, BITES faz o primeiro Workshop sobre como as agências de comunicação e assessores de imprensa podem utilizar a web 2.0 no seu dia-a-dia para melhorar a exposição dos clientes no mundo digital.

Durante oito horas, no Centro Britânico, em São Paulo, teremos uma apresentação desse mundo por Marcelo Coutinho (Ibope Inteligência), vamos discutir cases com Edney de Souza (Interney.net), Gustavo Reis (Tecnisa) e Marco Barcellos (Cisco) e entender como colocar tudo isso na prática com Marcos de Souza Aranha (iChimps) e Alessandro Barbosa Lima (E-Life)."

Mais informações

Monday, October 27, 2008

Concurso Google

Caros,

Meu bom amigo Thomas Chi me enviou o convite abaixo. Alguém se habilita? Abs.

"Hello Professor Marcelo Coutinho,

Google are launching a new academic initiative to help students develop their online marketing knowledge. It's called the Google Online Marketing Challenge and has been developed by Professors across the world in collaboration with Google. It launched for the first time last year and received rave reviews from students and professors alike. This year we would love to give you and your students the opportunity to participate!

The challenge is a great opportunity for students to gain practical, real world online marketing experience. Students also get the excitement of competing on a global level for a chance to visit the Google Headquarters in Mountain View, California, and meet the team that created AdWords.

What level of involvement is required?

We have made it really simple for students to teach themselves the necessary skills to compete in this competition. All of the learning tools are accessible on our online marketing challenge site. This requires a very small time commitment from professors (obviously if you have more time that you would like to dedicate to mentoring your team this is great too!). All you need to do is register the team, ensure you receive the Challenge materials, select an appropriate business and submit reports on time. Beyond that it's up to you! Plus, one more thing, if your team win we would love for you to come to San Francisco for a week and meet the team that created Ad Words

For more information I have attached professor guidelines for you to review, this includes an overview of time frames. Registration will open October 17 until January 23, the competition will run between February – May 2009, for any three consecutive weeks that you choose. The overall winners of each region will be announced in July.

Alternatively, if you need more information, I would be delighted to call you to discuss this further.

Thank you for considering this opportunity.

Regards,

Thomas"

Queda na circulação atinge jornais americanos

A circulação dos grandes jornais americanos tem diminuído nos últimos meses. O Audit Bureau of Circulations divulga hoje (27) as estimativas do mercado.
Segundo uma matéria publicada no Wall Street Journal, o declínio ocorreu por conta de algumas mudanças como aumento dos preços, diminuição dos descontos e suspensão na entrega de exemplares para leitores pouco rentáveis.
Outro problema seria a migração de leitores para a web.
Ainda assim, os editores de algumas publicações disseram que muitos leitores acompanham as versões impressa e online. Eles acreditam que a dificuldade esteja nas publicidades, que custam mais caro no jornal impresso.
O Atlanta Journal-Constitution apresentou a pior queda, com uma redução de 13,4% durante a semana. O Orange County Register, Miami Herald, Houston Chronicle e do Boston Globe também estavam entre as publicações com grande queda na semana.


Disponível em:http://www.adnews.com.br/negocios.php?id=78635

12,3 milhões de brasileiros acessaram blog em setembro

O número de brasileiros que acessaram blogs em setembro fechou em 12,3 milhões de pessoas. De acordo com o Ibope NetRatings, 50,6% dos internautas entraram na internet de suas casas. Houve uma queda em relação à audiência residencial neste mês. Em Agosto, o número de pessoas que acessaram blogs chegou a 12,8 milhões, o que representou 52,5% dos internautas.O perfil da audiência dos blogs é majoritariamente adolescente: 60,6% navegam por esse tipo de sites. Entre adultos de 35 a 49 o número cai para 47,2.A diferença é que o público adulto navega por blogs através da página principal de grandes portais e de jornalistas conhecidos do grande público enquanto os adolescentes preferem blogs fora da grande mídia e chegam, na maioria das vezes, ao conteúdo, por meio de buscadores na internet.

Disponível em:http://www.adnews.com.br/internet.php?id=78666

Thursday, October 23, 2008

Agência cuida dos negócios de empresas na internet

Uma empresa digital faz sucesso desenvolvendo sites e gerenciando marcas na internet para outras empresas.
O objetivo dela é construir um site especial para cada cliente, com boa presença na web e com estratégias direcionadas ao público-alvo de cada negócio.
Um empresário saiu do comum. Montou uma agência digital.
Samuel Leite constrói sites mas vai além. Ele cria estratégias de divulgação on-line para que as vendas aconteçam.
“O serviço não termina quando o site entra no ar; ele começa quando o site entra no ar. A partir daí a gente começa a desenvolver ações de promoção do site, como colocá-lo em um melhor posicionamento em ferramentas de busca e fazer envio de e-mail marketing. No término dessas ações, a gente mede a audiência e o retorno que o site teve”, explica o empresário Samuel Leite.
Para ler matéria completa clique em: http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR330035-5027,00.html

Agora veja essa - respondendo os emails sem precisar abrir para ler

Mais Google...

Noticia do Blue Bus - 22/10/08
Agora veja essa - respondendo os emails sem precisar abrir para ler

16:00 O Google lançou via Google Labs um novo recurso que permite aos usuários criar respostas pré-fabricadas para emails no Gmail. Se você costuma usar um mesmo texto muitas vezes nas respostas para os emails que recebe, pode criar esse texto como resposta e usa-lo repetidamente. Mas o serviço do Google vai mais longe do que isso, diz o TechCrunch. Ele utiliza filtros para identificar determinadas palavras-chave, remetentes e outras informaçoes nas mensagens que você recebe - e automaticamente responde com o texto pre-fabricado. Permite criar respostas prontas diferentes para palavras-chave diferentes. O serviço se propoe a ser uma 'auto-resposta inteligente' capaz de realmente responder ao conteudo dos emails que voce recebe, mas sem a necessidade de você ter que abrir, ler e responder você mesmo.

http://www.bluebus.com.br/show/2/87271/agora_veja_essa_respondendo_os_emails_sem_precisar_abrir_para_ler

Wednesday, October 22, 2008

Entretenimento online muda comportamento do internauta

O comportamento do usuário de internet está mudando. Cada vez mais, ele busca e utiliza aplicações voltadas ao entretenimento. A conclusão é de um estudo da empresa de soluções para banda larga Sandvine.
A pesquisa aponta principalmente o crescimento das aplicações que envolvem interação. Entre as 18h e 23h, por exemplo, o uso de games, redes sociais, VoIP e streaming de vídeos aumenta até 50% entre os usuários.
Já as redes P2P, normalmente usadas para troca de arquivos como músicas e filmes, continuam sendo bastante utilizadas. Apesar da polêmica em relação ao compartilhamento de conteúdo protegido por direitos autorais, elas respondem por nada menos do que 61% do tráfego total de upload e 22% dos downloads realizados na web.
"As famílias estão gastando mais de seu tempo livre noturno com atividades de entretenimento e comunicação como YouTube, Xbox Live e Skype", explica Dave Caputo, presidente e CEO da Sandvine. "Isso não apenas sinaliza uma mudança drástica no comportamento do consumidor, mas também enfatiza a rápida evolução da internet", acrescenta o executivo.
Outra constatação reforça essa teoria. Juntos, o tráfego web (como a navegação por sites) e o streaming de vídeos respondem por 59% do consumo de banda para download durante o dia. No período da noite, o número sobe para 64%.
O estudo da Sandvine analisou dados de mais de 16 milhões de assinantes de banda larga em 18 países dos cinco continentes.
Fonte: W/News

Disponível em: http://www.adnews.com.br/publicidade.php?id=78313

Tuesday, October 21, 2008

RSS in Plain English

http://www.youtube.com/watch?v=0klgLsSxGsU

As enciclopédias já foram, será que chegou a vez dos livros???

E-books podem ser a saída para pequenas livrarias

Dentro de dez anos, muito provavelmente não acontecerão cenas desconfortáveis como a que marcou o primeiro dia do estande do Brasil na Feira de Frankfurt: prateleiras completamente vazias, com as quase duas toneladas de livros retidas na alfândega de Madri. Ao menos, é o que prevê a maioria dos editores presentes a Frankfurt, no maior evento literário do mundo que encerrou ontem sua 60ª edição - uma pesquisa realizada pelos organizadores com mais de mil representantes do mercado editorial de todos os continentes aponta 2018 o ano em que os livros eletrônicos, os chamados e-books, superarão em volume de negócios os existentes hoje, em papel, informa o Estadão Online.

"A chegada do livro digitalizado é inevitável", comentou Juergen Boos, diretor da feira, lembrando que, já neste ano, 361 exibidores (ou 5% de um total de 7.373) incluíram e-books em seu mostruário. Se o número ainda parece ínfimo, revela um grande crescimento em relação ao ano passado, quando aproximadamente 2% já tinha aderido à nova tecnologia. "É importante notar que 42% dos produtos que estavam em exibição aqui eram livros, enquanto 30% eram digitais", observou.

O assunto prometia ser o prato principal da feira desde seu início, quando Paulo Coelho, convidado a participar da abertura oficial, fez menção ao fato em seu discurso. "Os livros digitais reclamam seu espaço e tudo indica que chegará o momento em que o digital superará o papel", disse o escritor. "O tempo que falta até isso acontecer é o que resta a autores e editores se adaptarem até sermos alcançados pela rede mundial."

A contagem regressiva, de fato, começou. "Não sei se precisaremos esperar uma década", acredita Paulo Rocco, presidente do selo editorial que leva seu nome. "Acho que em cinco anos o e-book já terá ocupado um espaço considerável." Segundo ele, a corrida, no entanto, movimenta hoje mais a indústria que vai desenvolver as ferramentas para carregar o texto dos livros que propriamente o mercado editorial. "Estamos esperando pelas novidades para então fornecermos as obras."

Veja matéria completa, incluindo "Direitos Autorais" em: http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,19125,ERA1690672-2884,00.html

Mercado cresce 15,46%, segundo Inter-Meios

Segundo estudo, nos oito primeiros meses do ano, o faturamento dos veículos com publicidade chegou a R$ 13,3 bilhões
O mercado publicitário cresceu 15,46% de janeiro a agosto de 2008 em comparação com igual período do ano passado. Os números do Projeto Inter-Meios mostram que, nos oito primeiros meses do ano, o faturamento dos veículos com publicidade chegou a R$ 13,3 bilhões. O maior índice de crescimento (45%) ficou com a internet, seguida da TV por assinatura (28,5%). O destaque foi o bom desempenho do rádio (que cresceu 23,3%) e do cinema (21,3%). Na mídia impressa, a performance dos jornais foi 16,4% superior à obtida em 2007 e a das revistas, 19,4%. A maior parte do bolo, como sempre, ficou com a TV aberta, que faturou R$ 7,8 bilhões (crescimento de 14%). Até a mídia exterior se recuperou, com índice positivo de 4,9%. Já o meio guias e listas viu seu faturamento publicitário encolher 11,6% no período. Informações completas podem ser obtidas no
site http://www.projetointermeios.com.br/



Matéria disponível em:

http://www.meioemensagem.com.br/novomm/br/Conteudo/?Mercado_cresce_15_46___segundo_Inter_Meios

Sunday, October 19, 2008

Irreverência ou falta de bom senso, eis a questão!

Não é novidade que campanhas de marketing na web são cada vez mais comuns. Mas depois de assistir a um filme da Coca Cola Zero no You Tube, parei pra pensar se existe algum limite ou bom senso na conquista dos jovens consumidores. Para alguns, trata-se da mais radical ação de marketing já feita no Brasil pela centenária Coca-Cola Company.

Segundo a empresa, a intenção era fazer uma campanha que tivesse a cara do jovem, que o levasse a se apaixonar pela marca. O filme, de pouco mais de um minuto, mostra em detalhes um garoto tendo sua língua perfurada. Ao fundo, aparece a frase: "Coca-Cola Zero patrocina a sua língua".

A campanha patrocinou a colocação de piercings na língua de 280 jovens em clínicas especializadas. A condição para ganhar o piercing gratuitamente (que custa em média R$100,00) era posar com a peça para uma foto, que seria postada em sites de compartilhamento de imagens.

Pra quem quiser conferir -e não se impressiona com cenas fortes, segue link http://br.youtube.com/results?search_query=lingua+patrocinada&search_type=&aq=f

PS: Fiquei sabendo do vídeo ao ler a reportagem "A arte de encantar o jovem" publicada na revista Exame. http://74.125.45.104/search?q=cache:P_BHmAFthiQJ:portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0929/negocios/arte-encantar-jovem-391379.html+A+arte+de+encantar+o+jovem&hl=pt-BR&ct=clnk&cd=1&gl=br

Saturday, October 18, 2008

25 anos de celular

Há 25 anos, uma ligação para o bisneto Graham Bell marcou o início de uma nova era não apenas nas telecomunicações, mas também no comportamento, nas relações sociais, no modo de trabalho e em diversos outros aspectos da sociedade do fim do século XX até hoje.

O artigo, no Terra - Tecnologia, conta a história do lançamento do celular e as peculiaridades daqueles primeiros aparelhos (como o peso de 1kg, 30cm de altura, custava cerca de US$ 4 mil e tinha uma bateria que durava 30 minutos).
Historiadores afirmam que o conceito de telefone celular já se formava desde 1940, mas a comercialização só veio em 1983, com a aprovação do Conselho Federal de Comunicações dos EUA para que a Motorola atuasse.
No Brasil, a telefonia móvel chegou em 1990, no Rio de Janeiro, pela TELERJ. Os assinantes da época pagavam US$ 20 mil (!!!) para usar o aparelho.
Em 1997 foi fundada a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que privatizou o setor e determinou o crescimento do sistema no Brasil.
Atualmente, o Brasil conta com nove operadoras e mais de 140 milhões de usuários.

Vale a pena ler a matéria pelos detalhes históricos, no Brasil e no mundo e, principalmente, pelas fotos dos modelos.

Ao final, previsões: "A tendência, dizem especialistas, é que [...] o celular deve deixar finalmente de ser um telefone, apesar de também cumprir essa função, para se tornar um aparelho multifuncional inteligente que reúna tudo o que precisamos [...]. E então, definitivamente, esquecer o celular em casa não será uma boa idéia."

Friday, October 17, 2008

Música: celular X site

Pessoal, achei na Wired um artigo comparando o download de músicas pelo celular e pelo computador. É interessante ver que as redes sociais são apontadas como uma forma de "propagar" o interesse por outras músicas: um amigo avisa outro que tal música é legal, e isso pode encorajá-lo a comprá-la. Very true. Eu, pelo menos, tive grande parte do meu acervo musical indicado por amigos.

O artigo está em inglês:
http://blog.wired.com/music/2008/10/emusic-the-musi.html

Thursday, October 16, 2008

Evento de Digital PR em Nova York reforça atividade de RP na Web 2.0

Viajar é sempre muito bom! Assim, ir para Nova York para participar do primeiro Digital PR – Next Practices Summit, conferência promovida pela PR News, mesmo em tempos de dólar oscilante, foi um grande prazer e oportunidade de revisitar lugares e explorar novos conceitos das mídias sociais.
O evento reuniu quase 200 profissionais, principalmente dos Estados Unidos e Canadá, representando grandes multinacionais, agências e departamentos de comunicação de pequenas e médias empresas. Esta, talvez, seja a primeira grande diferença em relação ao Brasil: o grau de disseminação e profissionalismo das atividades de comunicação nas organizações dos mais diferentes portes e perfis, das grandes multinacionais às igrejas com atuação local.
Conforme o evento se desenvolvia, muitos exemplos e iniciativas foram apresentados, todos com uma mensagem central: a web 2.0 é um novo campo de testes para a comunicação. Para iniciar e manter os relacionamentos, gerar engajamento, tanto em cenários positivos como no gerenciamento de crises, é necessário mergulhar nesse mundo, explorá-lo e vivenciá-lo.
A campanha da empresa Blendtec exemplifica bem o funcionamento dessas novas engrenagens. A ação "Will it blend?" , que surgiu com um pequeno budget e vídeos no You Tube e tornou-se praticamente uma febre nos EUA, migrando do mundo virtual para as mídias tradicionais e gerando um aumento de faturamento real de mais de 700%.
Nas discussões sobre as tendências para o setor, não há dúvida quanto à perenidade da web colaborativa. Ela é uma realidade que veio para ficar e que, em alguns setores, já está mais respeitada do que a mídia tradicional enquanto influenciadora dos formadores de opinião. E ela exige a participação de toda a organização, não apenas dos departamentos e agências de comunicação, na manutenção dos relacionamentos.
O crescimento do Facebook é uma das apostas em solo americano, mas aqui no Brasil ainda precisamos acompanhar seu desenvolvimento, já que o Orkut tem por aqui uma força ímpar. O Twitter é considerado por alguns como uma onda passageira. Já a integração nos browsers das diversas ferramentas para atuação em comunidades, gestão dos relacionamentos e utilização de widgets aparece como uma tendência clara para aqueles que já vivem esse mundo virtual.
Outro ponto que merece toda nossa atenção é a utilização dos recursos multimídia, especialmente vídeos.
No mundo interativo, eles ganham força nos seus mais variados formatos, desde grandes produções a vídeos praticamente amadores, usando o entretenimento e a informação para capturar o interesse do internauta. A Southwest Airlines e seu blog Nuts about Southwest foram citados em diversos momentos como referência nessa prática.
O universo das mídias sociais é fascinante e retoma os conceitos de comunicação e relacionamento que me levaram originalmente a escolher as Relações Públicas, revitalizando o poder influenciador e gerador de mudanças da comunicação. Ele é rico, reúne diversidade de opiniões e integra diferentes culturas. Exatamente como Nova York.
Fonte: http://www.lvba.com.br/novo/interativa/interativa.php?p=7

A comunicação interna em transição com a Web 2.0

As mudanças nas relações sociais e na comunicação das empresas com seus consumidores, motivadas pela Web 2.0, também devem atingir, com mais intensidade, a comunicação interna das organizações. O público interno se torna cada vez mais estratégico, na medida em que o fator relacionamento ganha mais peso na economia. Com muito mais informação, todos têm mais capacidade de formar opinião, ler realidades e contribuir com os negócios da empresa.
A chamada Comunicação Interna 2.0 deve ser entendida com uma oportunidade para a geração de conhecimento em rede. Para inovar, empresas precisam usar todo o capital intelectual – é a inteligência coletiva levantada por Pierre Levy. As novas tecnologias permitem o compartilhamento da informação que ainda não foi documentada, da informação não-estruturada em base de dados.
É uma nova forma de produzir conhecimento, por meio de conexões sociais e de ações dirigidas por comunidades, que se utilizam ou se apropriam de ferramentas interativas disponíveis nos ambientes de rede. Neste novo cenário, a comunicação vertical e o conhecimento tradicional dão lugar para a comunicação multidirecional e a inteligência coletiva.

Quem tiver interesse, veja matéria completa em: http://www.lvba.com.br/novo/interativa/interativa.php?p=8

Wednesday, October 15, 2008

Internet melhora desempenho do cérebro, diz estudo

E aí vamos colocar nossos pais e avós para "Googar"?

Internet melhora desempenho do cérebro, diz estudo

Buscas na web estimulam áreas que controlam tomada de decisões e raciocínio.

- Um novo estudo americano sugere que pessoas na meia-idade ou mais velhas aumentam o poder de seus cérebros com o uso da internet. Pesquisadores da Universidade da Califórnia-Los Angeles descobriram que a busca de dados pela rede estimula centros do cérebros que controlam a tomada de decisões e o raciocínio complexo. Segundo os cientistas, isso pode até ajudar no combate a mudanças fisiológicas relacionadas à idade que levam o cérebro a ficar mais lento. Com o envelhecimento, o cérebro passa por uma série de mudanças, incluindo o encolhimento e redução na atividade celular, o que pode ter um impacto no desempenho cerebral. Acreditava-se que atividades como palavras-cruzadas ajudariam a manter o cérebro ativo e também a minimizar o impacto do envelhecimento. O novo estudo sugere que surfar pela internet também pode ser uma destas atividades. "Os resultados do estudo são encorajadores, as tecnologias que estão surgindo podem ter efeitos fisiológicos e benefícios potenciais para adultos de meia-idade ou mais velhos", diz o professor Gary Small, que liderou a pesquisa. "As buscas na internet envolvem uma complicada atividade cerebral, que pode ajudar a exercitar o cérebro e melhorar as funções cerebrais", acrescenta Small. O estudo foi publicado na revista American Journal of Geriatric Psychiatry. Exames Os cientistas trabalharam com 24 voluntários com idades entre 55 e 76 anos. Metade era formada por usuários experientes da internet. Cada voluntário teve o cérebro examinado enquanto fazia buscas na internet e lia livros. Os dois tipos de tarefas deram provas de uma atividade significativa em regiões do cérebro que controlam linguagem, leitura, memória e habilidades visuais. No entanto, a busca na internet produziu atividade adicional em áreas separadas do cérebro, que controlam a tomada de decisões e raciocínos complexos, mas apenas nos voluntários que eram usuários experientes da internet. Segundo os pesquisadores, comparando com a simples leitura, as múltiplas escolhas da internet exigem que as pessoas tomem decisões a respeito do que clicar para conseguir informações relevantes. Os cientistas sugeriram, porém, que os usuários inexperientes da rede não conseguiram compreender bem as estratégias necessárias para uma busca bem-sucedida. "Uma tarefa simples, cotidiana, como fazer buscas na internet, parece intensificar os circuitos cerebrais nos adultos mais velhos, demonstrando que nosso cérebro pode continuar a aprender à medida que envelhecemos", afirma Small. "Essas descobertas fascinantes se somam a pesquisas anteriores e sugerem que pessoas de meia-idade ou mais velhas podem reduzir o risco de sofrer de demência ao praticar regularmente atividades cerebrais estimulantes", diz Rebecca Wood, diretora-executiva da organização Alzheimer's Research Trust. "Interação social frequente, prática regular de exercícios e a manutenção de uma dieta balanceada também podem reduzir o risco de demência", acrescenta Wood. No entanto, para Susanne Sorensen, chefe de pesquisas da Alzheimer's Society, "ainda há poucas evidências de que manter o cérebro ativo por meio de palavras-cruzadas, jogos e outras atividades" pode reduzir o risco de demência.
http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid259740,0.htm

Tuesday, October 14, 2008

Próxima versão do Windows funcionará com tela sensível ao toque

Novidade pode ser lançada no final de 2009. Plataforma tem funções com as quais usuários do iPhone estão familiarizados.
A Microsoft anunciou que o próximo sistema operacional Windows será desenvolvido para funcionar com telas sensíveis ao toque. A novidade, que apresenta essa alternativa ao mouse e ao teclado, pode ser lançada ainda no final de 2009. Uma breve amostra da plataforma foi feita na noite de terça-feira (27) durante o evento "D: All Things Digital", realizado anualmente pelo “Wall Street Journal”.
“Hoje quase toda a interação acontece no mouse e no teclado. Nos próximos anos, o papel da fala, da visão e dos gestos será enorme”, disse Bill Gates, presidente da empresa, que participou do evento. “Para o usuário de tecnologia em casa e no trabalho, esse tipo de interação vai mudar dramaticamente.”
Uma funcionária da Microsoft mostrou durante o evento algumas das funções desse sistema operacional com ares de iPhone, aumentando e encolhendo fotos que apareciam na tela, além de navegar por um mapa de San Diego usando essa superfície sensível ao toque. Usando seus dedos, a funcionária também desenhou uma árvore que foi arrastada para uma galeria de foto. “Ela mostrou muitas funções com as quais os usuários do iPhone já estão familiarizados”, afirmou o “Wall Street Journal”. No vídeo de demonstração da novidade , é possível ver um usuário manipulando fotos com as mãos -- ele consegue “virar” a imagem, mostrando o que está escrito na parte de trás dela, como se fosse um cartão postal. Além disso, usa o impulso dos dedos para fazer um globo virtual girar e toca piano usando as teclas que aparecem na tela.
Leia matéria completa em G1 - Globo

Microsoft oficializa Windows 7 como seu próximo sistema operacional

Empresa confirmou nesta segunda (13) o nome definitivo do sistema. Decisão foi pela 'praticidade', diz executivo em blog do Windows Vista.
A Microsoft confirmou nesta segunda que seu novo sistema operacional vai mesmo se chamar Windows 7. Desde que as primeiras informações sobre o "sucessor" do Windows Vista surgiram na internet, o nome vinha sendo apresentado como provisório.
Mike Nash, gerente de produto do Windows, anunciou a decisão no blog oficial do Vista. Segundo ele, a escolha levou em conta a praticidade. "É a sétima versão do Windows, então faz sentido", resume.
Ele relembra as versões anteriores e explica a mudança. "Ao longo dos anos adotamos diferentes abordagens para batizar o Windows. Usamos números de versões, como Windows 3.11, datas, como Windows 98, ou 'conceitos', como Vista."
Segundo Nash, não faria sentido usar a numeração de anos, já que a Microsoft não lança um novo sistema a cada 12 meses. Ele também diz que não quiseram criar um novo nome "conceito" para poderem continuar se concentrando na evolução do Windows Vista.
O blog informa que a Microsoft deve revelar mais detalhes sobre o Windows 7 em breve, em eventos para desenvolvedores.

Monday, October 13, 2008

Sociedade Digital

Pessoal, minha amiga Roberta Alvarenga escreveu um texto super legal sobre web 2.0. O texto foi publicado na A1 Insider dia 30 de setembro. Mas ela me passou só essa semana. De qualquer jeito vale a pena dar uma olhada.

www.a1-gr.com

WEB 2.o: Redes Sociais

Nasci na época da TV colorida, vivi o nascimento e a morte da Web 0 e 1.0, e hoje meu dia-a-dia se baseia na construção e re-construção diária da web.
De acordo com uma pesquisa feita pela Jupiter Research, 1/4 do planeta estará online no ano de 2012. Isso significa que temos muito pela frente.
A idéia deste texto (que começou com a idéia de ser um livro) é resultado de minha experiência com o desenvolvimento e planejamento de projetos baseados nas de redes sociais.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas por mim e por tantos outros que desbravam as novas formas de comunicação, é a falta de informação e segurança, dos ouvintes, necessárias para convencê-los da importância de seu investimento, fomento e financiamento em suas ações de marketing online.
Lembro-me de que toda reunião que eu participava sentia-me em uma espécie de investigação inquisitória sobre as futuras tecnologias. Ou seja, foi a partir daí que pude perceber na pele, que muito mais que uma ferramenta tecnológica, as redes sociais são como qualquer outra forma de comunicação aplicada à internet ou não; são alvo de dúvidas, preceitos, e preconceitos culturais que carecem de muitas explicações para que todos se sintam a vontade e suficientemente seguros com o futuro (foi assim que surgiu o termo evangelista – aquela pessoa que se coloca a frente para explicar e transmitir informações a respeito das novidades e tendências).
De fato, a Web 2.0 está presente e as pessoas ainda não sabem como utilizar seu potencial. Portanto, a Web 2.0 pode ser definida como um grande guarda-chuva que abriga as famosas Redes Sociais, que nos conectam e integram através do compartilhamento de conteúdos audiovisuais (Blogs, Micro Blogs, Online Chat, RSS, Widgets, Social Networks, Social Bookmarks, Message Boards, Podcasts, Video Sharing Sites, Photo Sharing Sites, Virtual Worlds e Wikis).
A A1.BRASIL desenvolveu diversas campanhas focando nesta ferramenta das redes sociais, uma delas foi a campanha para a internet da M-Cash para a HSBC, a qual consistiu em uma línea criativa onde os usuários podiam se cadastrar em blogs e fóruns de tecnologia, finanças, economia e alguns sites para jovens com o objetivo de obter informações e relacionar-se com outros usuários. Desta forma, após o cadastro, o conteúdo sobre pagamentos por celular era disparado, mas sempre mantendo uma linha pessoal com o usuário. A campanha durou dois meses, obtendo aproximadamente 15.000 cadastros, ultrapassando as metas da adesão ao serviço. Para a Apregoa.com, corretora do Banco Cruzeiro do Sul, criou-se um site de investimento online enquanto que, paralelamente, analistas financeiros comunicavam como blogueiros dicas e informações sobre como investir o dinheiro na bolsa e na carteira de ações. O blog carregava o nome “Blog do Sr. Michael”, com uma seção chamada “Guia do Bon Vivant” para dicas de produtos comerciais.
Desta forma nossas vozes encontram ouvintes e descobrimos que vivemos em um mundo em que somos mais similares do que diferentes, ou melhor, que as diferenças nos unem.
Por este motivo, através das Redes Sociais, temos a oportunidade única de atingir uma grande audiência e gerar uma repercussão inimaginável, o famoso buzz.
Um blog nasce a cada meio segundo! O que isso significa? Que o mundo quer se comunicar!Descobrimos que temos e somos audiência e que somos livres para nos comunicar!
As Redes Sociais não são um fenômeno. Fazem parte da nossa realidade e é preciso saber lidar com as novas formas de comunicação e criar novas estratégias de marketing, caso contrário, será difícil diferenciar a comunicação do caos, pois, já não controlamos mais as relações com nossos consumidores.
Mas o que é uma rede social afinal? Qual é seu o objetivo? Porque devo utilizar o poder das Redes Sociais em meu plano estratégico de comunicação? Qual são as melhores formas de utilização? Perguntas básicas da inquisição. Como posso ganhar dinheiro? Qual o retorno do investimento? Qual o potencial destas novas formas de comunicação? Como sei que ela não irá morrer amanhã? Posso criar a minha própria rede social?
Desde os primórdios, até hoje em dia, o ser humano afirma sua identidade por meio de sua filiação social. Ou seja, uma ou várias redes sociais.
Segundo o físico Fritjot Capra, “Redes sociais são redes de comunicação que envolvem a linguagem simbólica, os limites culturais e as relações de poder’’.
As redes sociais são capazes de expressar idéias políticas e econômicas inovadoras com o surgimento de novos valores, pensamentos e atitudes.
Atualmente, um comentário de um consumidor pode convencer uma audiência inesperada. Convença, relacione-se e venda mais.
O retorno do seu investimento poderá vir através do aumento de vendas e da credibilidade de sua marca.
Nenhuma forma de comunicação morre, as linguagens só evoluem. Por tanto, aprenda e acompanhe o futuro.
Texto de Roberta Alvarenga

Ana Laura Gushiken

Friday, October 10, 2008

Montevidéu vai oferecer WiFi no transporte público

Serviço bem útil, ainda mais se estivermos nas sempre paradas vias Paulistanas...mas antes (sem querendo ser pessimista ou realista demais) precisaríamos de um serviço de transporte decente - acessar internet quando você mal consegue respirar tamanha é a falta de espaço me parece bem complicado - e claro diminuir a criminalidade...quem me dera abrir um note (ou algo do gênero) no ônibus fosse seguro, carregá-lo já uma 'aventura'.


Cidade se tornará primeira na América Latina a oferecer serviço à população

Montevidéu - A partir desta quinta-feira, Montevidéu é a primeira cidade da América Latina a oferecer aos usuários de transporte público a possibilidade de acessar a internet gratuitamente, através de um sistema de conexão WiFi instalado nos veículos. .
A iniciativa foi lançada nesta quinta, na Torre das Comunicações de Montevidéu, sede da empresa estatal que está proporcionando a conexão.
O diretor da empresa uruguaia especializada em informática Netgate, Álvaro Lamé, explicou a Efe que a iniciativa surgiu com a intenção de que os usuários "se apropriem das tecnologias, percam o medo da internet e comprovem que podem estar conectados ao mundo de qualquer lugar."
"Esse tipo de ferramenta contribui para que um país pequeno como o Uruguai seja líder no uso de tecnologia", acrescentou.
Turistas com dispositivos portáteis, estudantes beneficiados pelo Projeto Ceival (que dá um computador a cada criança) e usuários de telefones móveis com tecnologia para internet sem fio serão beneficiados pelo serviço.
Nesta primeira etapa, a conexão está disponível em três ônibus da linha urbana D10 e será ampliada progressivamente para outros veículos.
A empresa americana Capital Metro foi a primeira a instalar WiFi em seus ônibus em 2006, seguida por transportes públicos de São Francisco e Chattanooga, no Tennessee.
O link
http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec256900,0.htm

Google introduz anúncios publicitários em jogos online

Será que o "toque de Midas" do Google funcionará aqui também?


AdSense for Games é resultado de parceria entre programadoras e anunciantes
Reuters
- O Google, maior buscador da internet, lançou na última quarta, 8, uma tecnologia para inserir anúncios publicitários nos jogos online e ingressar neste mercado promissor.
O software, chamado AdSense for Games, está em fase de provas e permite colocar avisos de vídeo, imagem ou texto no início, no fim ou ao mudar de nível em um jogo online.
Em um comunicado, o Google informou que os anúncios serão cobrados de acordo com o número de cliques que receberem. A receita adquirida será dividida entre o Google e os criadores dos jogos.
A empresa está trabalhando com fabricantes de games como Konami, Demand Media, dirigida pelo ex-presidente do MySpace, Richard Rosenblatt, e com anunciantes como Nextel e Sony.
Dados da comScore indicam que uma pequena parcela dos usuários de internet, cerca de 200 mil pessoas, utilizam jogos online. O número sobe cerca de 17% ao ano.

O link
http://www.estadao.com.br/tecnologia/not_tec256898,0.htm

Odor pelo celular

Eu acho um certo exagero além de desnecessário...mas talvez seja porque uso o celular para o fim pelo qual ele se originou...

E vocês?

A empresa alemã Convisual e o Institute of Sensory Analysis and Marketing Consultancy de Göttingen (ISI) acabaram de patentear a tecnologia de envio de odores e cheiros para celular. Serão cerca de 100 odores disponíveis no chip, incluindo cheiros bons e ruins.De acordo com o site EETimes, a tecnologia vem sendo desenvolvida há oito anos, e a previsão é de que seja lançada em 2010. “Pessoas poderão enviar o cheiro da praia e do sol para seus amigos quando estiverem em férias”, relatou a porta-voz da Convisual, Sandra Wiewiorra ao site The Local. “Até mesmo cheiros como canela do Natal são uma possibilidade”, completou.As empresas declararam que outras companhias, como a japonesa NTT e a Motorola, já mostraram, desenvolveram e patentearam projetos parecidos, que envolviam cheiros e odores em aparelhos móveis. Os chips não serão caros, mas os usuários que receberem as mensagens deverão ter um celular compatível com essa função para acessar os odores. Tanto a ISI quanto a Convisual estão em negociação com diferentes empresas de celular.Os odores também poderão ser utilizados em publicidade ou até em jogos, com certeza os publicitários adorarão a idéia!

O link
http://www.hsm.com.br/editorias/marketing/Odor_pelo_celular.php?mace2_cod=1235&pess2_cod=88254&lenc2_cod=

Wednesday, October 08, 2008

Internet no celular

Na verdade, só queria levantar uma reflexão. Talvez a ampliação do uso da internet pelo celular sinalize novas oportunidades de negócio no meio digital. Isso sem falar na adaptação dos portais para que o usuário tenha mais conforto na hora de navegar.

Acredito que a chegada do IPhone no Brasil possa esquentar a competição entre as fabricantes de telefones (eu, pelo menos, notei um aumento no número de comerciais de tv do Blackberry) e provedores de conteúdo para a mídia de bolso. Com a navegação facilitada e a tela grande, algumas barreiras foram ultrapassadas...

Tuesday, October 07, 2008

Sonico lança operação oficial no Brasil

Desde fevereiro em versão beta, rede social pretende conquistar usuários e anunciantes se tornando a maior da América Latina

Foi anunciado oficialmente na manhã desta terça-feira, 30, o lançamento da rede social Sonico, que tem como objetivo se tornar o principal ponto virtual de comunicação entre amigos de todo o continente latino americano. Ao todo já são cerca de cinco milhões de usuários brasileiros, o que responde por 22% de toda a base de 24 milhões de pessoas cadastradas no site de origem argentina.

Segundo Rodrigo Teijeiro, criador e CEO do Sonico, o Brasil é uma das grandes apostas do grupo em razão dos extensos períodos de navegação pela internet e, em particular, por endereços de redes sociais. Para atrair anunciantes ao endereço, a maior preocupação - além da segurança e conidencialidade de dados - é manter a idoneidade dos perfis evitando, por exemplo, imagens de animais e celebridades nas páginas pessoais assim como qualquer conteúdo racista ou pornográfico.

"Prezar pela veracidade das informações inseridas no endereço efetuando um maior controle sobre os perfis fará com que os anunciantes se sintam seguros para expor suas marcas e produtos dentro do Sonico. Dessa forma os investimentos neste tipo de publicidade tendem a aumentar nos próximos anos", acredita Teijeiro.

No Brasil - onde já foram feitas campanhas por anunciantes como a empresa aérea Gol e pela Coca-Cola - os espaços publicitários serão comercializados pela agência Permission. Além da venda de publicidade online (que representa mais de 50% do faturamento da empresa), a Sonico também aposta em duas outras frentes: celulares (que no Brasil será promovida pela PMobile) e comércio eletrônico através, por exemplo, da venda de recarga para telefones celulares. "De todos os usuários cerca de de 65% se mantém ativos, o que oferece massa além da própria segmentaçõa da audiência", comenta o CEO.

FONTE: Meio& Mensagem online

A explosão da Classe C na Internet

Na semana passada, uma das mesas do Digital Age 2.0, o mais importante evento sobre Redes Sociais na Internet, discutiu as ameaças e oportunidades para os modelos de negócios com a entrada da classe C na Web. Uma tabulação especial dos dados das Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (IBGE) dá a dimensão do fenômeno.

Domícilios com Acesso à Web - Brasil

Sunday, October 05, 2008

Faça perguntas ao fundador da Wikipedia

O americano Jimmy Wales, de 42 anos, é o fundador da Wikipedia, a enciclopédia livre da internet, e um dos empresários mais influentes da atualidade. Eleito pela revista americana Time como uma das 100 pessoas mais importantes do mundo e pela Forbes como uma das 25 maiores celebridades do mundo da web, Jimbo, como é conhecido, ajudou a popularizar o sistema wiki, que permite a colaboração compartilhada entre usuários online. Seu maior projeto, a Wikipedia, criada em 2001, é um fenômeno mundial de colaboração em massa. Ela é editada, corrigida e aperfeiçoada por seus usuários. Já tem mais de 2 milhões de artigos em inglês, número que dobra a cada ano.
Para fazer perguntas ao Jimmy Wales entre no site http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI4299-15292,00-VOCE%20E%20O%20REPORTER.html

Thursday, October 02, 2008

Publicidade online por vídeo se destaca nos EUA

Segundo estudo da eMarketer, quase 130 milhões de pessoas serão impactadas por este tipo de ação neste ano, e o número crescerá para 183 milhões em 2013

O crescimento da publicidade em vídeos na internet depende da audiência e da capacidade de atrair novos espectadores. Hoje 67% dos usuários de internet nos Estados Unidos têm contato com algum tipo de publicidade em vídeos na internet, seja em banners, em meio a textos, ou streaming. "Estimamos que por volta de 2012, quatro em cada cinco internautas consumirão publicidade em vídeos na internet. Isso significa que ela estará massificada", diz o analista do eMarketer, David Hallerman.

A empresa, que fez a pesquisa, projeta que até o final do ano 129,5 milhões de pessoas naquele país assistirão a vídeos online com publicidade neste ano, e que o número deve crescer para 183,3 milhões em 2013. "Um fator-chave para o crescimento é o advento de conteúdos de vídeos com qualidade profissional e confiáveis, o que atrairá mais audiência, dando às marcas o alcance de massa que elas buscam", afirma Hallerman.

Hoje, a maior parte do conteúdo está em videos curtos, com menos de 15 segundos. "Mas o crescimento de vídeos mais longos, como episódios de séries, programas para web, transmissão de eventos esportivos e filmes, vão ampliar as possibilidades", aposta. Esse vídeos mais longos não deverão substituir a televisão, mas podem ampliar a audiência e mostrar coisas que o tubo não pode cobrir inteiramente. Exemplos citados pelo eMarketer são os Jogos Olímpicos e as convenções políticas dos Estados Unidos.

Em dois anos, internautas crescem 78% no Brasil

O Brasil atingiu em agosto deste ano o volume de 24,3 milhões internautas residenciais ativos, ou seja, este foi o número de pessoas que acessaram a rede ao menos uma vez por mês. Segundo relatório do Ibope divulgado nesta quarta-feira, o país teve crescimento de 78% em relação a 2006, informa a Folha Online.
Será que isso pode significar um aumento no "desenvolvimento" da população brasileira ou apenas um "crescimento" de curiosos descobrindo o que é o meio digital?
Leia mais em: tecnologia
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios - Ed.Globo 01/10/2008

Wednesday, October 01, 2008

RG CHEIO DE TECNOLOGIA

O popular RG será aposentado. Segundo o Instituto Nacional de Identificação cuja meta é daqui 3 anos emitir 80 mil cartões desse tipo por dia.

O substituto é o RIC (Registro de Identidade Civil).

Algumas características:

* Chip como os dos smartcards para armazenar a assinatura digital e os dados dos usuários
* Gravação a laser, efeitos ópticos e impressão com tintas especiais para dificultar falsificações
* Reunirá 40 documentos incluindo CPF e titulo de eleitor em um único cartão digital
* Banco de dados único no país (não mais por estado).

Fonte: Info

REDE ELÉTRICA LEVARÁ INTERNET AOS DOMICÍLIOS

A banda larga via rede elétrica vai facilitar muito a vida do consumidor, inclusive no preço que deve ser bem inferior ao praticado pelo mercado hoje.

A rede elétrica se tornará o meio de acesso mais comum à banda larga. Com preço mais competitivo, a internet por cabos de energia ou PLC (Powerline Communication) poderá chegar a 98% das residências do Brasil em poucos anos.

Testes da Anatal - Agência Nacional de Telecomunicações - com os PLCs variaram velocidade de la 6 megabits por segundo (MBps). O resultado está de acordo com o conceito de banda larga da União Internacional de Telecomunicações (UIT).

A regulamentação sobre o uso da rede ainda está sob consulta pública Anatel, onde deve permamecer por 30 dias. Mesmo desconhecendo os planos das concessionárias de energia, a agência já sabe que algumas delas estão interessadas em tonar-se prestadoras diretas de PLC.

E a expectativa do consumidor é que esse sistema, realmente, venha ser implantado. Por dois motivos fundamentais: preço e as sucessivas (às vezes freqüentes) quedas de sinal nos atuais sistemas em atividade no Brasil.

Jornal: The News Imóveis (13 a 19 de setembro de 2008 - Ed. 37 O).